Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Dicas para Prevenir Quedas e Garantir a Segurança dos Idosos em Casa

Descubra como cuidadores e familiares podem prevenir quedas e garantir um ambiente seguro para idosos em casa. Aprenda sobre a importância da adaptação do ambiente e mudanças no estilo de vida para promover a saúde e bem-estar dos idosos.

0

O papel dos familiares e cuidadores na prevenção de quedas em idosos é fundamental para garantir um ambiente seguro e promover a qualidade de vida. Portanto, com base nos dados do Ministério da Saúde, que apontam que a maioria dos acidentes com idosos ocorre em casa, algumas medidas podem ser adotadas. Confira mais.

Dicas de prevenção de quedas em idosos

A prevenção de quedas em idosos é essencial para manter a qualidade de vida (Fonte: Reprodução / Google)
A prevenção de quedas em idosos é essencial para manter a qualidade de vida (Fonte: Reprodução / Google)

Ter um ambiente saudável e seguro é fundamental para quem chega na terceira idade. Afinal, os riscos, especialmente para quem tem alguma doença ou cuidado especial, de quedas é grande.

Veja dicas de prevenção de quedas em idosos:

Leia mais: Novos Valores e Reajustes: Tudo Sobre Pagamentos do INSS para 2024

  1. Avaliação do Ambiente Doméstico: Faça uma inspeção detalhada da casa para identificar possíveis pontos de risco, como tapetes escorregadios, móveis com quinas, fios elétricos soltos e espaços mal iluminados.
  2. Modificações Estruturais: Realize adaptações no ambiente, como a instalação de corrimãos em corredores e banheiros, uso de pisos antiderrapantes e remoção de obstáculos que possam dificultar a locomoção.
  3. Iluminação Adequada: Mantenha os ambientes bem iluminados, especialmente durante a noite.
  4. Atenção à Saúde: Realize uma avaliação médica regular para identificar problemas de saúde que possam contribuir para as quedas, como problemas motores, de equilíbrio e de visão.
  5. Estímulo à Atividade Física: Incentive a prática de exercícios físicos adequados à idade e condição física do idoso.
  6. Supervisão Constante: Mantenha uma supervisão atenta sobre o idoso, especialmente em áreas com potencial de risco, como escadas e banheiros. Portanto, ofereça apoio e assistência conforme necessário para garantir a segurança.
  7. Cuidado com Medicamentos: Verifique se o idoso está fazendo uso correto dos medicamentos prescritos e esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais que podem afetar o equilíbrio e a coordenação motora.
  8. Comunicação Aberta: Mantenha canais abertos de comunicação com o idoso para identificar quaisquer preocupações ou dificuldades que ele possa enfrentar em relação à segurança em casa.

Leia mais: Carteira do Idoso agora Online: Saiba Como Solicitar e Garanta Seus Direitos!

Adotando essas dicas de prevenção de quedas em idosos, cuidadores e familiares podem contribuir significativamente para reduzir o risco de quedas e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para os idosos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Envelheça com qualidade

A fórmula é uma velha conhecida: ter uma alimentação e praticar exercícios físicos são os caminhos para uma vida mais longeva e plena. Portanto, para chegar a fase idosa com qualidade é preciso cuidar desde cedo.

Leia mais: R$ 30 Mil De Indenização Pago Pelo Serasa: Confira A Lista De Nomes A Receber Aqui- Não perca a chance

É importante fazer uma poupança com consumo de alimentos ricos em cálcio e sempre praticar atividades físicas. Mas também não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool tem um aspecto negativo, mas cigarro e sedentarismo são os fatores de risco para a saúde.

Além disso, vale investir em exercícios com ganho de massa muscular. Fazer musculação favorece o ganho de massa muscular, o que dá mais sustentação, uma forma de minimizar os riscos.

Outra dica é investir em exercícios para o equilíbrio. Um fisioterapeuta pode montar um treino para melhorar a atenção, consciência corporal e equilíbrio. Portanto, os cuidados com a saúde pode proporcionar uma vida mais longa e cheia de benefícios para os idosos.

Veja Também:

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: NOVIDADE BÔNUS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS – BPC LOAS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.