Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Conselho de Previdência Diminui Juros do Consignado INSS para 1,72% ao Mês

Novas taxas de juros deixam essa modalidade de crédito mais atraente

0

No dia 28 de fevereiro, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou a nova taxa de Juros do Consignado INSS. A proposta, apresentada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, sugeriu mais uma redução.

Com a nova porcentagem, o valor de crédito deve aumentar e melhorar as chances de negociação. Portanto, ficará ainda mais atrativo para quem tem direito a essa modalidade de empréstimo. Entenda.

Novos Juros do Consignado INSS abrange o empréstimo e o cartão de crédito

Novas taxas de juros deixam essa modalidade de crédito mais atraente (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)
Novas taxas de juros deixam essa modalidade de crédito mais atraente (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

Além da redução nos juros do Consignado INSS, a expectativa é de que a taxa para a modalidade de cartão de crédito consignado também seja reduzida na mesma proporção. Portanto, passa dos atuais 2,61% para 2,55% mês.

Leia mais: Cartão de crédito é vilão do endividamento? Números da Abecs revelam a verdade!

Os novos juros do INSS para empréstimo consignado passa de 1,76% para 1,72%. A resolução com as novas taxas de juros já foram publicadas no Diário Oficial no dia 04 de fevereiro e devem começar a valer no dia 06 de fevereiro.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Disputa entre Ministro e Setor Financeiro

Carlos Lupi tem enfrentado resistência do setor financeiro em suas tentativas de reduzir os juros para os beneficiários do INSS. Os bancos argumentam que a taxa Selic não é um indicador adequado para empréstimos, e que a medida proposta pelo ministro poderia reduzir a oferta de crédito.

Leia mais: Novidade: Bancos Pagam 14º Salário para Beneficiários do INSS? Confira como funciona

Proposta Alternativa dos Bancos

Os bancos propõem que a taxa do Depósito Interbancário (DI), considerando um prazo médio de dois anos, seja adotada como referência para o consignado. Afinal, a abordagem é vista como mais alinhada ao mercado financeiro pelos representantes do setor.

Discussões em Andamento

O debate sobre o método de cálculo das taxas de juros continua, com diferentes pontos de vista sendo considerados. Tonia Galleti, coordenadora do departamento jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, destaca a necessidade de encontrar um método que seja justo e eficaz para todas as partes envolvidas.

Perspectiva de Automatização

Carlos Lupi quer a possibilidade de desenvolver um método que ajuste automaticamente as taxas de juros, proporcionando mais eficiência e transparência ao processo. Afinal, a medida poderia garantir uma resposta mais ágil às mudanças nas condições econômicas e de mercado.

Durante uma reunião recente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os bancos fizeram um apelo para que as modalidades de crédito consignado sejam regidas por critérios técnicos. Portanto, buscam maior estabilidade e previsibilidade nas políticas de empréstimos.

Leia mais: INSS Surpreende: Pagamento Extra de R$ 84.720 para Aposentados e Pensionistas!

Os novos juros do Consignado INSS proporciona melhores condições para quem necessita de crédito com taxa baixa. Especialmente para quem recebe apenas um salário mínimo. Essa modalidade de empréstimo está disponível para aposentados, pensionistas e quem recebe BPC.

Veja Também: SURPRESA NA CONTA DOS APOSENTADOS

https://www.youtube.com/watch?v=l9C4THN1JSI
MARAVILHA: 6 GRUPOS do INSS vão poder ter GRANA na CONTA? + ABONO EXTRA (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.