Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Conheça as Novas Regras do INSS para Aposentadoria em 2024 e Prepare-se para as Mudanças!

Descubra as novas regras do INSS para aposentadoria em 2024, entenda como elas afetarão sua contribuição e planeje seu futuro com segurança e tranquilidade. Saiba mais!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novas regras para a concessão de aposentadorias a partir de 2024. As mudanças são parte da Reforma da Previdência, afetam o valor dos benefícios e o tempo necessário de contribuição para obter a aposentadoria.

Leia a matéria completa para saber tudo que mudou.

Mudanças para aposentadoria em 2024

Entenda abaixo as novas regras da aposentadoria em 2024. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)
Entenda abaixo as novas regras da aposentadoria em 2024. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

Conforme a nova legislação, a idade mínima para se aposentar agora é de 62 anos para as mulheres com 15 anos de contribuição, e de 65 anos para os homens com 20 anos de contribuição. Além disso, a reforma introduz regras de transição, facilitando a adaptação das antigas para as novas normas.

Leia maisNOVO VALOR do BPC 2024: Consulte o Calendário de Janeiro Agora Mesmo!

Além das idades mínimas, existem outras maneiras de se aposentar. Através do sistema de pontos, a soma da idade com o tempo de contribuição determina o direito ao benefício. Nesse caso, em 2024, as mulheres precisam somar 91 pontos, com no mínimo 30 anos de contribuição, enquanto os homens devem somar 101 pontos, com 35 anos de contribuição.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Aposentadoria em 2024 por idade mínima

Porém, caso o contribuinte não alcance a pontuação necessária, outra forma de se aposentar é através da idade mínima. A partir de 2025, a idade mínima será de 58 anos e 6 meses para as mulheres e 63 anos e 6 meses para os homens. As idades mínimas aumentarão seis meses a cada ano, até 2031 para mulheres (62 anos) e 2027 para homens (65 anos).

Leia maisDesvendando os Benefícios do CPF na Nota: Descontos, Prêmios e Como Sacar seu Dinheiro!

Assim, para calcular o valor da aposentadoria, é necessário considerar a média dos salários recebidos desde julho de 1994. Seguindo essa regra, o valor do benefício será de 60% da média salarial, acrescido de 1 ponto percentual a cada ano de contribuição além dos 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.

Regra do pedágio

Entre as regras de transição está a do pedágio. Ela se aplica às pessoas que estavam próximas de se aposentar quando a Reforma da Previdência entrou em vigor. Por exemplo, no pedágio de 50%, se faltarem dois anos para aposentar, as mulheres precisam ter 28 anos de contribuição e os homens, 33 anos. Além disso, precisam trabalhar metade do tempo que faltava para se aposentar.

Leia maisAposentados do INSS Receberão Aumento de 6,97% nos Salários – Saiba Mais!

No pedágio de 100%, os homens precisam ter 60 anos e as mulheres, 57. Eles terão que trabalhar o dobro do tempo que faltava para se aposentar.

Os contribuintes passam a enfrentar um cenário novo a partir de 2024. Por tanto, é essencial o planejamento e a busca pelas informações corretas para evitar surpresas e garantir um benefício compatível com as contribuições realizadas durante a carreira profissional.

Veja também

Reviravolta dos aposentados (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.