Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Confira como verificar o andamento do seu benefício do INSS – Veja se ele foi aprovado

Descubra como acompanhar o andamento do seu benefício no INSS de forma simples e segura pelo Meu INSS e telefone 135.

0

Para verificar se seu benefício do INSS foi aprovado, é fundamental acompanhar de perto o andamento do seu pedido. Muitos cidadãos ficam preocupados em entender como proceder após solicitar um serviço ou benefício junto ao INSS. A boa notícia é que é possível verificar isso de maneira simples e gratuita, sem a necessidade de intermediários. Continue a leitura e saiba mais.

Acesso ao Meu INSS

casal de idosos usando notebook
Saiba como usar o Meu INSS para acompanhar pedido do benefício. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

O primeiro passo para verificar o andamento do seu benefício é através do Meu INSS, uma plataforma online disponível tanto no site quanto em aplicativos para Android e iOS. Ao acessar o Meu INSS, o usuário pode acompanhar de perto o seu pedido. 

Para começar, basta entrar com o CPF e senha cadastrados previamente. Uma vez dentro da plataforma, procure pela opção “Consultar Pedidos” e selecione o pedido específico que deseja verificar. Clicando em “Detalhar”, você terá acesso às informações atualizadas sobre o processo.

Leia mais: Alerta de Saúde: Brasil Enfrenta Aumento de Casos de Dengue em 2024. Veja Números!

É importante ler todas as mensagens disponíveis no processo, pois elas informam sobre a situação atual do seu requerimento e se há alguma ação necessária da sua parte. O INSS utiliza essa plataforma para se comunicar ativamente com os segurados, enviando notificações sobre atualizações no pedido, como a necessidade de documentos extras ou informações complementares.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Central telefônica 135

Para aqueles que não têm acesso à internet ou encontram dificuldades em utilizar o Meu INSS, existe a opção de ligar para a Central Telefônica do INSS, no número 135. Ao entrar em contato, um atendente poderá detalhar a situação do seu pedido e fornecer as orientações necessárias. 

Leia mais: URGENTE: Nova Greve de Caminhoneiros Pode Paralisar o País! Veja a Previsão e Prepare-se!

Lembre-se de que o INSS também pode entrar em contato com você, especialmente se você forneceu um endereço de e-mail durante o processo de solicitação. Eles enviarão atualizações sobre o status do seu pedido diretamente para o seu e-mail cadastrado, mantendo-o informado sobre qualquer mudança significativa. Além disso, se você já utilizou o aplicativo Meu INSS anteriormente, receberá notificações automáticas sempre que houver uma atualização relevante no seu pedido.

Importância de acompanhar o pedido

Acompanhar de perto o andamento do seu pedido no INSS é importante para garantir que tudo ocorra conforme o esperado. Um dos principais motivos para isso é a necessidade de cumprir eventuais exigências feitas pelo instituto. 

Após ser notificado pelo INSS sobre a necessidade de documentos ou informações adicionais, você tem um prazo específico para providenciá-los, geralmente 30 dias. Esse prazo pode ser prorrogado mediante justificativa, mas é essencial estar atento para evitar atrasos que possam comprometer a concessão do benefício.

Leia mais: URGENTE: Quadrilhas Juninas. Descubra a Nova Lei do Brasil. Leia Mais!

Caso o segurado não tome as providências necessárias dentro do prazo estipulado, o processo pode ser concluído com base nas informações disponíveis, o que poderia resultar na concessão de um benefício com um valor inferior ao esperado. Em alguns casos, o pedido pode até ser encerrado devido à desistência por parte do requerente. 

Além disso, acompanhar o pedido é essencial para verificar agendamentos importantes, como perícia médica ou avaliação social, especialmente em casos como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), onde a ausência sem remarcação pode resultar na negação do benefício.

Segurança e cuidados importantes

Para garantir a segurança das suas informações e benefícios, é fundamental utilizar apenas os canais oficiais do INSS para buscar informações. O instituto não realiza atendimentos por WhatsApp e seus servidores não enviam mensagens por e-mail. Portanto, se você receber qualquer tipo de contato suspeito, é importante desconfiar e bloquear o remetente imediatamente para evitar possíveis golpes ou fraudes.

Além disso, nunca compartilhe sua senha do Meu INSS com ninguém, nem mesmo com familiares. Essa medida simples ajuda a garantir que suas informações pessoais estejam sempre protegidas e que você tenha controle total sobre o acesso ao seu processo. 

A segurança é uma prioridade para o INSS, e seguir essas diretrizes ajuda a proteger não apenas seus dados pessoais, mas também a integridade do processo de solicitação do benefício.

Veja Também: SALÁRIO dos APOSENTADOS INSS sofrerá REAJUSTE AUTOMÁTICO! 

SURPRESA: SALÁRIO dos APOSENTADOS INSS sofrerá REAJUSTE AUTOMÁTICO! NOVO cálculo APOSENTADORIAS 2024 (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.