Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Confira as Mudanças na Prova de Vida do INSS para 2024: Você Está Preparado?

Descubra as novas regras da Prova de Vida do INSS para 2024. Mantenha seu benefício regularizado com as dicas e informações sobre as atualizações no procedimento. Confira agora!

0

A prova de vida do INSS 2024 é um mecanismo essencial para garantir que os beneficiários estão vivos e aptos a continuar recebendo seus benefícios. No ano passado houve uma mudança significativa neste procedimento. Afinal, antes o beneficiário precisava comparecer ao banco ou a uma agência do INSS uma vez por ano para comprovar que estava vivo. No entanto, com a atualização, o INSS adotou uma abordagem mais proativa. Veja qual foi, pois, ela permanece em 2024!

Mudanças Importantes na Prova de Vida INSS

Prova de vida do INSS 2024 continua sendo por cruzamento de dados
Prova de vida do INSS 2024 continua sendo por cruzamento de dados (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

Pelo novo sistema, o governo verifica automaticamente se o beneficiário está vivo nos dez meses após o seu aniversário, portanto, eliminando a necessidade de ações diretas do segurado. Não há previsão de retorno à obrigatoriedade anterior de comprovação anual para os aposentados e pensionistas em 2024.

Leia mais: BPC: Conheça o benefício que garante salário mínimo a idosos e deficientes!

O governo federal realiza essa verificação cruzando diversas informações do beneficiário. Portanto, incluem uso do aplicativo Meu INSS, reconhecimento biométrico em empréstimos consignados, atendimento presencial nas agências do INSS, realização de perícia médica, entre outros.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Como Realizar a Prova de Vida em 2024

Com as novas regras, os aposentados não precisam fazer nada específico para a prova de vida. Contudo, é importante é continuar mantendo suas atividades regulares que comprovem a situação de vida. Atividades como uso frequente do aplicativo Meu INSS, realização de transações com reconhecimento biométrico e atendimentos presenciais são suficientes para a confirmação automática da prova de vida.

Leia mais: Reajuste da Aposentadoria 2024: Expectativas, Valores e Incertezas

Se o prazo para confirmação passar sem a devida comprovação, o INSS notificará o titular. Mas o beneficiário terá um prazo de 60 dias para realizar algum dos procedimentos que constam no cruzamento de dados. Assim, essa notificação serve como um alerta para que o aposentado tome as medidas necessárias para manter seu benefício regularizado.

Leia mais: Calendário FGTS 2024: Como fazer seu saque sem sair de casa e evitar armadilhas!

Conclusão

A prova de vida do INSS é um mecanismo de suma importância para garantir a correta distribuição dos benefícios do Instituto. Apesar das mudanças implementadas em 2024, o processo continua bastante simples se o cidadão mantiver suas atividades regulares. Para mais informações e novidades sobre o assunto, continue acompanhando nossas postagens.

Veja Também:

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER e COMO FAZER agora em JANEIRO DE 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.