Confira as alterações nas regras do futebol anunciadas pela FIFA
Novas regras do futebol anunciadas em 2024. Implementação do cartão azul. Continue lendo para saber para que serve.
No início de Março foi proposta a alteração de uma das regras do futebol, através de um novo método de punição para jogadores, com a introdução do cartão azul. Segundo a FIFA não haverá adoção imediata da medida e considerou “prematuro” a conversa sobre o assunto.
Continue lendo para saber qual a função desse cartão e se há expectativa de introduzir o novo método em breve.
O que é o cartão azul ?
O cartão azul, foi sugerido para punir jogadores por simulação, condutas antidesportivas ou desrespeito ao árbitro. No entanto, ele não vai ser implementado, pois após a proposta da nova regra, houve uma grande repercussão negativa no meio futebolístico.
“Não haverá qualquer cartão azul na elite. Esse é um tópico que não existe para nós. A FIFA é completamente contra o cartão azul. Se quiser um título, é ‘cartão vermelho para o cartão azul’”, declarou Gianni Infantino, presidente da FIFA.
Alterações nas regras do futebol
Umas das mais recentes mudanças no futebol foi o surgimento do VAR, o sucesso da tecnologia na linha do gol destacou então a necessidade de tornar o futebol mais justo por meio de recursos avançados.
Leia Mais: Ministro se pronuncia sobre pagamento antecipado do 13º para aposentados – Confira as informações!
Inspirada em sistemas presentes em outras modalidades como tênis, voleibol e futebol americano, a proposta do árbitro de vídeo enfrentou grande resistência no futebol, com argumentos de que poderiam tornar o esporte menos dinâmico.
A partir de 2016, uma série de testes foi realizada, culminando na implementação do sistema pela FIFA na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, com grande êxito. Dessa forma, a comunicação da equipe do VAR com o árbitro é empregada para possíveis correções em lances de gols, pênaltis e cartões vermelhos. Assim, no Brasil, a utilização do VAR teve início na Copa do Brasil de 2018, o Brasileirão de 2019 foi a primeira edição a adotar esse avanço tecnológico.
Novas regras para 2024
No último sábado, a International Board (IFAB) anunciou uma série de alterações nas regras do futebol, com destaque para a ratificação da substituição adicional e permanente em casos de concussão. Assim, essa medida foi testada até mesmo na Copa do Mundo de 2022.
Leia Mais: Não Perca: Mega Feirão Serasa Oferece Descontos de até 96% para Renegociar Dívidas em Todo o Brasil
Desse modo, a mudança será oficialmente integrada às regras do futebol a partir de 1º de julho de 2024, possibilitando sua adoção de acordo com as decisões das federações e ligas.
Assim, veja outras alterações para 2024, são as seguintes:
- Possibilidade de substituições adicionais permanentes em casos de concussão, conforme protocolos específicos.
- Determinação obrigatória de um capitão identificado por uma braçadeira em cada equipe.
- Responsabilidade dos jogadores pelo tamanho e adequação de suas caneleiras, mantendo-as como parte essencial do equipamento para jogo.
- Abordagem consistente das infrações de mão não intencionais, equiparando-as a outras faltas e penalidades máximas.
- Além disso, o requisito de que parte da bola toque ou ultrapasse o centro da marca de pênalti, com penalidades aplicadas apenas para invasões de jogadores que impactem o jogo.
Veja Também: 13° Salário ANTECIPADO na CONTA dos aposentados?! Saiu ANUNCIO do GOVERNO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!