Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Confira agora: projeto suspende o pagamento de consignados por 180 dias! Veja quem se beneficia

Mais uma oportunidade de se livrar das paralelas do seu consignado do INSS!

0

Aposentados e pensionistas do INSS poderão aproveitar uma suspensão nos consignados do Instituto extraordinária! Cerca de 180 dias sem pagar, um total de 3 meses sem descontos do salário na folha de pagamento, um trimestre inteiro com o salário completo em conta!

Porém, a medida ainda não está alcançando todos os beneficiários do instituto, somente alguns grupos escolhidos a dedo poderão aproveitar a vantagem que chama a atenção devido as possibilidade de recuperação financeira. A seguir, confira quem fará parte dessa possibilidade imperdível!

Suspensão dos consignados do INSS

Novo Projeto de Lei 514/24 pretende suspender por até 180 dias o pagamento do empréstimo consignado daqueles residentes localizados em municípios que tenham decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência. 

Frente as chuvas do último mês que devastou diversas cidades do Rio Grande do Sul, e igualmente pensando em outros desastres naturais, a PL foi criada na intenção de prestar apoio as famílias atingidas por catástrofes.

Governo decreta suspensão dos consignados por calamidade.
Governo decreta suspensão dos consignados por calamidade. (Fonte: Edição / Diário Oficial de Notícias)

Assim, por um lado, a proposta de suspensão inclui apenas os contratos com bancos oficiais. Por outro lado, conforme o texto, a suspensão dos empréstimos consignados:

Leia mais: Calendário Restituição IR 2024 – Veja quando cairá seu pagamento! Consulte agora mesmo

  • não alcançará operações firmadas após a decretação do estado de calamidade pública ou emergência; e
  • não poderá ser usada para descumprir obrigações, inclusive a cobrança de encargos e a inscrição em cadastros restritivos de crédito.

Assim, o prazo original do contrato vai receber um acréscimo do tempo equivalente ao período de suspensão e por igual número de parcelas àquelas suspensas. Ou seja, três meses de pagamentos suspensos serão realocados para o fim do contrato, sem taxas adicionais de juros, ou correções monetárias. 

O texto segue em análise na Câmara dos Deputados.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Medidas tomadas pelos bancos

Por fim, tendo em vista a catástrofe no RS, diversos Bancos decidiram tomar suas próprias medidas para apoio a população. O que inclue, por exemplo, a carência de 180 dias anunciada pelo banco Bradesco na renegociação do pagamento em linhas de capital de giro, como crédito pessoal e crédito direto ao consumidor, para pessoas físicas (PF) e jurídicas (PJ).

O banco concede, também, 30 dias para o pagamento de dívidas nestas linhas para os clientes da região. Enquanto isso, o BB permitiu a renegociação de dívidas com prazos de até 180 dias de carência e 120 meses para pagamento.

Leia mais: Concurso Exército Brasileiro: 210 Vagas para Oficiais

Empresas presentes nos municípios gaúchos, clientes do BB, poderão repactuar débitos, com prazos de até 30, 36 ou 48 meses nas operações tradicionais e até 72 meses para contratações via Pronampe.

Leia mais: INSS para Pessoas de Baixa Renda: Como Contribuir

Quem tem conta PF aproveitará até seis meses para pagamento da primeira parcela de contrato no BB Crédito Consignado ou do BB Crédito Salário. Micro empresas terão acesso a linhas de crédito governamentais e próprias, além de condições únicas.

Confira essas e outras medidas prestadas pelos bancos no RS clicando aqui.

Veja Também: Consignados suspensos por 180 dias!

DIÁRIO OFICIAL: INSS APROVA SUSPENSÃO DE DESCONTOS por 180 dias PARA APOSENTADOS e PENSIONISTAS!  (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista