Confira Agora: 9 Profissões que São Típicas em Outros Países, mas não Existem no Brasil!
Consegue pensar quais profissões não existem no Brasil mas existem no resto do mundo? Venha conhecer!
O Brasil, como uma nação notavelmente diversificada, engloba uma vasta gama de atividades presentes em todo o mundo.
No entanto, devido a uma variedade de razões, que vão desde o clima até à cultura, algumas profissões populares em outras partes do mundo simplesmente não ganham espaço por aqui.
Embora a maioria das profissões seja praticamente universal e requisitada em qualquer lugar, como a de médico, existem outras profissões mais ligadas às tradições, ao ambiente natural e às necessidades específicas de determinados lugares. Veja a seguir quais são elas!
9 Profissões Típicas em Outros Países, mas não Existem no Brasil!
Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Então confira todos os detalhes aqui
- Especialista em Energia Geotérmica (Islândia): Estes profissionais exploram a energia geotérmica, abundante em regiões vulcânicas como a Islândia. Apesar das fontes renováveis de energia no Brasil, como hidrelétrica e solar, a geotermia não encontra mercado devido à geologia local.
- Ice Road Trucker (Canadá, Alasca): Motoristas que trafegam em estradas de gelo, cruciais para áreas remotas no inverno. As condições climáticas brasileiras não permitem estradas de gelo, tornando essa profissão inexistente.
- Musher (Profissional de Trenó Puxado por Cães) (Regiões Polares): “Mushers” conduzem trenós puxados por cães em regiões nevadas, atividade inviável em um país de clima tropical como o Brasil.
- Guarda da Rainha (Reino Unido): Guardas que protegem residências reais no Reino Unido, uma tradição que não se aplica ao Brasil.
- Operador de Trem-Bala (Japão e Outros): Profissionais treinados para operar trens de alta velocidade, uma tecnologia ainda não presente no sistema ferroviário brasileiro.
- Restaurador de Castelos (Europa): Especialistas em conservação de castelos, uma profissão sem demanda no Brasil devido à ausência desse tipo de construção.
- Degustador Oficial de Chá (Sri Lanka, Índia): Profissionais especializados na avaliação do chá, uma indústria menos relevante no Brasil em comparação com países como Sri Lanka e Índia.
- Atleta de Curling (Canadá, Escandinávia): Competidores de curling, esporte de inverno sem tradição no Brasil.
- Limpa-Chaminés (Europa): Responsáveis pela manutenção de chaminés em regiões com invernos rigorosos, uma atividade desnecessária em um país de clima tropical.
Profissões Típicas do Brasil
Confira agora, o oposto: algumas profissões típicas do nosso país:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
- Gari: Enquanto a limpeza urbana é uma profissão global, o termo “gari” é exclusivo do Brasil, originado de Aleixo Gary, responsável pela implementação do serviço no Rio de Janeiro no século XIX.
- Flanelinha: Indivíduos que cuidam de carros estacionados em vias públicas, cobrando pelo serviço. Uma prática informal com suas particularidades no Brasil.
- Puxador de Escola de Samba: Profissional responsável por liderar o canto das escolas de samba durante os desfiles de Carnaval, uma função única da cultura brasileira.
- Despachante Documentalista: Atuando como intermediário em processos burocráticos diversos, desde documentação de veículos até processos de importação, essa profissão tem um papel muito específico e regulado no Brasil.
- Mateiro: Guia especializado em florestas, principalmente na Amazônia, com conhecimentos sobre fauna, flora e geografia locais. Uma figura essencial na exploração e conservação da Amazônia brasileira.
- Técnico em Agronegócios: Um programa de formação técnica específico para a indústria do agronegócio reflete a importância desse setor para a economia brasileira, preparando profissionais com conhecimentos específicos para o mercado local.
- Sambista Profissional: Artistas dedicados ao samba, um gênero musical profundamente enraizado na cultura brasileira, atuando em apresentações, gravações e eventos culturais relacionados ao samba.
- Batedor de Açaí: Especializado na preparação do açaí na tigela, uma iguaria regional popularizada em todo o país, especialmente no norte do Brasil.
- Carrinheiro: Profissionais que coletam materiais recicláveis usando carrinhos de mão, uma categoria específica organizada em cooperativas no Brasil.
- Queijeiro Artesanal: A produção de queijo artesanal em Minas Gerais é uma tradição histórica, com técnicas e sabores únicos reconhecidos internacionalmente.
- Mestre de Capoeira: Guardiões de uma rica tradição cultural, os mestres de capoeira são instrutores dessa arte marcial afro-brasileira que combina dança, música e luta.
- Alambiqueiro: Responsáveis pela produção artesanal de cachaça em alambiques, uma bebida destilada típica do Brasil.
Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito
E aí, o que achou deste texto mais voltado para curiosidades?
Veja Também: MARAVILHA: FIM das DÍVIDAS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS do INSS – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!