Como Conseguir Conta de Luz Gratuita para Idosos – Saiba Como Participar Agora!
Conforme a Constituição Federal e a Lei dos Idosos, os brasileiros da terceira idade têm direito a uma vida com dignidade e com todos os recursos essenciais.
Conforme a Constituição Federal e a Lei dos Idosos, os brasileiros da terceira idade têm direito a uma vida com dignidade e com todos os recursos essenciais. Um desses benefícios é a conta de luz gratuita para idosos, proporcionando uma melhor qualidade de vida, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica.
Como funciona o benefício da conta de luz gratuita para idosos?

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) anunciou o sorteio da promoção “2 Anos Sem Conta Cemig”, que oferece R$ 5 mil em créditos para cobrir as contas de luz dos sorteados. Esse valor pode ser usado por até dois anos, desde que o beneficiário atenda aos requisitos mínimos para participar do sorteio.
Essa iniciativa foi pensada para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, assegurando que os benefícios cheguem a quem realmente precisa. Nos últimos anos, a Cemig tem ampliado seus programas para oferecer descontos ou isenção total nas contas de luz, especialmente para idosos.
Quais são os requisitos para obter a conta de luz gratuita para idosos?
Para se inscrever no programa de conta de luz gratuita, é necessário:
- Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
- Ter 65 anos ou mais e receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Caso utilize aparelhos que demandem energia elétrica contínua, também será elegível para participar do sorteio.
Para se cadastrar, basta acessar o site oficial da Cemig e realizar a inscrição.
E para idosos fora de Minas Gerais?
O Governo Federal também possui um programa de desconto na conta de luz chamado Tarifa Social, que beneficia famílias com renda reduzida. O desconto varia de acordo com o consumo de energia, podendo chegar a 65% para quem consome até 30 kWh por mês.
Este desconto é aplicado conforme o Cadastro Único, e é voltado principalmente para segurados que recebem o BPC LOAS.