Brasileiros usam o FGTS para quitar contas em atrasos- Confira
População se acostumou a usar o FGTS para não ficar com o nome sujo na praça. Confira.
O saque-aniversário do FGTS, produto financeiro criado nos anos de governo Bolsonaro, desde a sua implementação, vem sendo muito utilizada pelos brasileiros. Porém, recentemente a finalidade de uso do produto vem chamando atenção.
Segundo pesquisa recente da Datafolha, a maioria dos usuários deste produto usam os valores disponíveis no fundo para o pagamento de contas e despesas básicas. Confira a seguir maiores detalhes da pesquisa.
Brasileiros usam saque-aniversário do FGTS para finalidade inusitada
Uma pesquisa recente realizada pela Datafolha mostrou que pelo menos 41% dos brasileiros usam o saque-aniversário do FGTS, enquanto 59% preferem receber o saque-rescisão.
Enquanto os que optam pelo saque anual, 61% já assinaram com os bancos um empréstimo com garantia nessa linha, a chamada antecipação do FGTS.
O detalhe é que, dos que optam pelo saque antecipado dos valores, pelo menos 74% usam o dinheiro para pagar contas atrasadas, 67% para quitar contas do dia a dia e 62% para comprar alimentos.
Ao serem questionados se o valor disponível pelo empréstimo de antecipação do FGTS foi o bastante para realizar os principais objetivos, 64% dizem que sim. Outros 89% consideram importante ou muito importante terem conseguido realizar esse empréstimo. Confira mais detalhes a seguir.
Resultados da pesquisa da Datafolha
Primeiramente, entre os optantes pelo saque-aniversário, 93% afirmam que querem ter a liberdade de utilizar seu FGTS quando acharem melhor; enquanto 90% acredita que ter a chance de pegar um empréstimo via antecipação do FGTS é a oportunidade de ter acesso a crédito para quem não tem outras opções (quem está negativado, vê o saque-aniversário como uma das únicas opções viáveis).
Já 86% acredita que ter o dinheiro do saque-aniversário representa uma segurança para emergências financeiras; e 79% concordam que o empréstimo de antecipação do FGTS não compromete a renda mensal.
Leia mais: Programa Perdão de Dívidas do SERASA – Veja como funciona e quem pode participar
A Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet) e Zetta, associação de empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais, contrataram a pesquisa do Datafolha.
Dessa forma, a pesquisa ocorre em um momento em que o governo planeja acabar com o benefício como uma maneira de conter os saques do FGTS. Em março, o ministro Luiz Marinho, chegou a afirmar, que o governo enviaria um projeto de lei com o fim do saque-aniversário do FGTS, assim como novas regras para impulsionar o consignado privado.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Supremo vai retomar julgamento sobre correção do FGTS em junho
Por fim, está marcado para o dia 12 de junho a retomada do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito de uma possível mudança no índice de correção do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores.
Leia mais: Calendário Restituição IR 2024 – Veja quando cairá seu pagamento! Descubra agora
A medida é o primeiro item na pauta do plenário da Corte. Até o momento, três ministros são a favor de substituir o atual índice de correção (Taxa Referencial mais 3% ao ano) por outro mais vantajoso. O que, na prática, aumentaria o saldo da conta vinculada.
Veja Também: Valores disponíveis para quem trabalhou de 1971 a 1988!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!