Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Brasil Lidera Campanha de Vacinação Contra Dengue para 3,2 Milhões de Pessoas pelo SUS em 2024

O Brasil inicia o processo de vacinação contra a dengue pelo SUS, com o objetivo de proteger 3,2 milhões de pessoas.

0

No sábado, 20 de janeiro, o Brasil deu um passo significativo na luta contra a dengue ao receber a primeira remessa de aproximadamente 750 mil doses da Vacina contra a dengue. Portanto, a entrega marca o início de um programa abrangente, com a farmacêutica Takeda fornecendo gratuitamente ao Ministério da Saúde um total de 1,32 milhão de doses.

Está programada a chegada de uma segunda remessa em fevereiro, contendo 570 mil doses, com o Ministério da Saúde adquirindo um total de 5,2 milhões de doses para distribuição ao longo de 2024, até novembro. Veja mais sobre a Vacina contra a dengue.

Escopo da Campanha da Vacina contra a dengue

Serão mais de 5 milhões de doses da Vacina contra a dengue durante 2024
Serão mais de 5 milhões de doses da Vacina contra a dengue durante 2024 (Fonte: Reprodução / Google)

Prevendo a necessidade de duas doses por pessoa e considerando a capacidade de produção, o programa de vacinação visa alcançar aproximadamente 3,2 milhões de indivíduos ao longo do ano. As doses passarão por inspeções alfandegárias e da Anvisa antes de serem encaminhadas ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Leia mais: Carteira do Idoso agora Online: Saiba Como Solicitar e Garanta Seus Direitos!

Estratégia de Distribuição da vacina contra a dengue

A definição dos municípios que receberão as vacinas foi em conjunto com o Conass e Conasems, órgãos que representam as secretarias de Saúde estaduais e municipais. Portanto, com as orientações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

As doses serão a áreas com alta incidência de dengue nos últimos dez anos e população no local de 100 mil habitantes ou mais. O público-alvo para 2024 será crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com alta hospitalização por dengue, após os idosos. No entanto, a vacina ainda não teve aprovação pela Anvisa para uso em idosos.

Leia mais: Novos Valores e Reajustes: Tudo Sobre Pagamentos do INSS para 2024

Importância da Vacinação

O Brasil destaca-se globalmente ao oferecer vacinas contra dengue no sistema público de saúde. A decisão de incorporar essa vacina foi pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2023, após recomendação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS). Estima-se que a administração das primeiras doses comece em fevereiro. Os detalhes sobre a distribuição das doses e a estratégia de vacinação serão divulgados pelo Ministério da Saúde nos próximos dias.

Leia mais: 8 Cuidados Essenciais para Garantir a Qualidade de Vida dos Idosos em Crescimento Populacional

Veja Também:

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: NOVIDADE BÔNUS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS – BPC LOAS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.