Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

BOMBA: Polícia investiga desvios de benefícios do INSS pela Caixa! Prejuízo para milhares de beneficiários

Uma operação da Polícia Federal investigou um esquema de fraude na Caixa Econômica Federal e no INSS

0

A segurança do sistema financeiro e de benefícios sociais no Brasil foi recentemente comprometida, conforme revelou uma significativa operação realizada pela Polícia Federal. Nomeada de Operação TBM, essa intervenção tinha como objetivo essencial investigar e desbaratar um esquema de falsificação de documentos e abertura fraudulenta de contas na Caixa Econômica Federal, que visava o desvio de benefícios previdenciários.

Dentre 2019 e 2022, um grupo de 11 indivíduos engendrou um plano audacioso, personificando-se como legitimários de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com documentos forjados, esses criminosos conseguiram abrir contas na instituição financeira e, por meio delas, desviar fundos destinados a aposentados e pensionistas, além de realizarem empréstimos consignados fraudulentos.

Leia Mais: NÃO PERCA! BÔNUS de quase R$ 5 MIL no Caixa Tem – Saiba como garantir o seu ainda em julho!

Prejuízo para milhares de beneficiários
Prejuízo para milhares de beneficiários – Foto: Reprodução

Entenda Como Funcionava a Fraude

O Mecanismo de Desvio

O delicado mecanismo de fraude envolvia a solicitação de Transferências de Benefícios em Manutenção (TBMs), cujo propósito era redirecionar os pagamentos do INSS das contas dos beneficiários autênticos para aquelas controladas pelo grupo criminoso. Esta ação não só causava prejuízos financeiros diretos aos destinatários originais, mas também comprometia a integridade do sistema previdenciário nacional.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Como a Operação TBM foi Conduzida?

Em uma manhã de ação coordenada, agentes da Força-Tarefa Previdenciária cumpriram sete mandados de busca e apreensão. Estes mandados foram autorizados pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, considerando que foi nesta jurisdição que o esquema foi mais prevalentemente ativo. Durante as buscas, uma quantidade substancial de provas foi apreendida, permitindo ampliar o grave cenário já conhecido pelas investigações preliminares.

Leia Mais: URGENTE! Salário mínimo sobe para R$ 1.502 – Veja o que muda para você!

Impacto das Ações para os Beneficiários Legítimos

O choque do golpe recaía sobre os verdadeiros titulares dos benefícios, que ao notarem a ausência dos depósitos em suas contas, recorriam ao INSS. Lá, descobriam que os valores haviam sido desviados para destinatários não reconhecidos. Em muitos casos, essas descobertas eram tardias, causando-stressãoigrandeconstrangimento aos atingidos pelo esquema.

O trabalho de entidades como a Força-Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério da Previdência Social, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, tem sido fundamental na detecção e desmantelamento desses tipos de fraudes, atuando há mais de duas décadas com o objetivo de preservar a integrididade e confiabilidade dos sistemas de benefício público.

Este caso é um lembrete severo sobre a necessidade constante de vigilância e atualização dos sistemas de segurança, tanto por parte das entidades governamentais quanto pelos cidadãos, para proteger não apenas o patrimônio público, mas também o direito dos beneficiários legítimos.

Leia mais: Pagamento da restituição do imposto de renda começa na próxima semana- Confira quem poderá receber!

Veja Também: Lula muda tudo no pagamento do INSS!

SAIU: HADDAD e LULA ANUNCIARAM GRANDE MUDANÇA nos BENEFÍCIOS do INSS. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.