Bolsonaro no centro das eleições de 2026: PL já pensa em candidatura
As eleições de 2026 já têm um centro das atenções: Jair Bolsonaro. Confira a influência do ex-presidente na escolha do candidato do PL
Recentemente, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, realizou uma declaração importante sobre o futuro político do partido. Em uma inserção televisiva, Valdemar deixou claro que, mesmo diante de impedimentos, o ex-presidente Jair Bolsonaro terá papel central na decisão do próximo candidato presidencial do partido para as eleições de 2026.
Valdemar enfatizou que a preferência do partido é que Bolsonaro seja o candidato. No entanto, caso existam circunstâncias que impossibilitem sua candidatura, será Bolsonaro quem escolherá quem irá concorrer à Presidência, assim como ao cargo de vice-presidente pelo PL. Esta declaração ressalta a forte influência que Bolsonaro ainda exerce sobre o partido, além de evidenciar o seu maciço apoio popular considerado essencial para o PL.
Por que Bolsonaro seria a escolha primária do PL?

O cenário político atual sugere que Bolsonaro, apesar de confrontar inúmeros desafios jurídicos, incluindo uma inelegibilidade declarada até 2030, mantém-se como figura central nas estratégias de campanha do partido. Valdemar defende que a base eleitoral de Bolsonaro é insubstituível, indicando que o ex-presidente ainda “tem os votos” necessários para impulsionar a legenda nas urnas.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem poderia ser o candidato do PL se Bolsonaro não concorrer?
Diversos nomes dentro da esfera política de direita são cotados como possíveis candidatos caso Bolsonaro seja definitivamente impedido de concorrer. Figuras como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, todos governadores e partidários do bolsonarismo, surgem como alternativas viáveis. Esses políticos têm demonstrado alinhamento com as políticas e o estilo de Bolsonaro, o que poderia garantir a continuidade de sua base de apoio.
Leia mais: Pagamento da Segunda Parcela do 13º Salário para Aposentados e Pensionistas pelo INSS
Os desafios jurídicos de Bolsonaro e a estratégia do PL
Bolsonaro, que mantém esperanças de reverter sua inelegibilidade por meio de recursos judiciais, enfrenta um cenário complexo principalmente no Supremo Tribunal Federal. Enquanto isso, a estratégia do PL de centralizar decisões nas mãos de Bolsonaro pode ser um aceno à fidelidade da base do partido, mesmo que na prática ele não possa concorrer.
Leia mais: Alerta: Surto de Coqueluche se Espalha pelo Brasil e Europa: Vacinação e Prevenção São Urgentes!
Essa dinâmica dentro do PL revela muito sobre o atual estado da política brasileira, onde as figuras centrais, mesmo enfrentando obstáculos legais, continuam a desempenhar papéis significativos nas decisões partidárias. A contagem regressiva para 2026 já começou e todos os olhos estarão voltados para as manobras políticas de Bolsonaro e do PL, que podem definir novos contornos para o cenário eleitoral brasileiro.
Veja Também: Mudanças Nos Benefícios do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!