Boa notícia: estudo divulga as melhores cidades para aposentados morarem – Veja se a sua está na lista
Confira as melhores cidades para aposentados morarem.
A aposentadoria é uma chance de realizar o sonho de viver em uma cidade com mais conforto e qualidade de vida. Pensando nisso, um estudo do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), conduzido pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, selecionou as melhores cidades para aposentados, considerando fatores que promovem uma vida ativa para pessoas com 50 anos ou mais.
Além de oferecer conforto para os idosos, cada cidade tem suas próprias características que atraem diferentes perfis, como cultura, saúde, empreendedorismo, entre outros. Entre as grandes cidades, aquelas localizadas no Sul e Sudeste se destacam. Já entre as cidades menores, todas as melhores estão localizadas no Estado de São Paulo.
Assim, selecionamos uma amostra das cinco melhores grandes cidades para aposentados viverem, além de cinco municípios menores (com população entre 50 mil e 100 mil habitantes) que oferecem excelente qualidade de vida para quem já se aposentou. Desse modo, confira a seguir:
Melhores cidades para Aposentados
Grandes Cidades
Santos (SP)
Primeiramente, a cidade se destaca nas finanças, graças ao baixo percentual de pessoas de baixa renda, e no acesso à cultura, com vários programas de incentivo. Santos também é uma das cidades com o maior percentual de idosos com acesso tanto à rede de saúde privada quanto pública, tornando-se atrativa em termos de bem-estar.
Florianópolis (SC)
Florianópolis tem características semelhantes a Santos e foi reconhecida pela Unesco como uma das “cidades criativas” do país. Além disso, a cidade possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais brasileiras, segundo a ONU.
Porto Alegre (RS)
É uma das cidades mais premiadas por suas excelentes condições de moradia, trabalho, lazer, negócios e estudo. Além disso, possui a maior quantidade de condomínios residenciais dedicados a idosos e se destaca na área da saúde, com o maior número de enfermeiras por habitante entre as 150 maiores cidades do país.
Niterói (RJ)
Com o maior número de médicos por habitante entre as 150 maiores cidades do Brasil, a cidade se destaca por seu excelente desempenho no setor de saúde.
Menores Cidades
São José do Rio Preto (SP)
Líder em educação e emprego, São José do Rio Preto também se destaca na área da saúde. Além disso, o clima favorável e a baixa incidência de chuvas fazem deste local um dos melhores em termos de condições habitacionais.
São João da Boa Vista (SP)
Com baixo índice de violência, São João da Boa Vista se destaca pela quantidade de ambulatórios e profissionais como psicólogos e fisioterapeutas. Além disso, a cidade recebe uma das melhores avaliações no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, especialmente na educação e conectividade.
Vinhedo (SP)
A cidade atrai devido às oportunidades de emprego e negócios; o rendimento dos idosos está entre os dez melhores nas cidades pequenas, por exemplo. Além disso, é uma das mais conectadas, com uma alta porcentagem da população tendo acesso à internet.
Lins (SP)
A população está entre as cinco com maior acesso a serviços de saúde privados, além de contar com um dos maiores contingentes de psicólogos entre as cidades.
Fernandópolis (SP)
Uma das cinco cidades com maior proporção de idosos na população e líder no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal na área de educação e considerada uma das melhores para aposentados.
Tupã (SP)
Lidera o índice de envelhecimento, com o maior percentual da população composto por idosos. Além disso, na área da saúde, possui o maior número de leitos do SUS.
Veja Também: DIÁRIO OFICIAL: INSS pega TODOS de SURPRESA é OFICIAL
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!