Bloqueio de Celulares: Como Funciona e Como Usar o Aplicativo Oficial do Governo
O governo federal lançou um aplicativo que aciona operadoras e bancos a bloquearem contas de celulares roubados. Veja mais informações!
O governou lançou um aplicativo que bloqueia celulares que foram roubados ou furtados. O aplicativo “Celular Seguro” usa ferramenta que busca bloquear o acesso às funções do aparelho de forma imediata, auxiliando quem teve o celular roubado.
Além disso, o aplicativo é uma ponte para acionar a operadora do celular para bloquear a linha e com bancos para impedir o acesso indevido a aplicativos e contas bancárias. Por conta do aumento dos casos de roubos de celulares no país, o aplicativo vem como uma medida de proteção à toda população.
Portanto, confira mais informações de como funciona e como usar o aplicativo oficial do governo.
Como funciona aplicativo que bloqueia celular roubado

Em resumo, o governou lançou o aplicativo e site “Celular Seguro”, para facilitar o bloqueio de aparelhos roubados e inibir esse tipo de crime, que tem crescido no Brasil. O aplicativo funciona como uma ponte para comunicar as operadoras a realizarem o bloqueio da linha. Além disso, também comunicam os bancos para impedir o acesso indevido dos criminosos aos aplicativos e contas bancárias.
Leia mais: STF Decide: Aposentados Anteriores a 2008 Terão Aumento de Salário – Revisão Aprovada!
Assim, o usuário deve preencher um cadastro e usar o perfil gov.br. Caso haja perda ou roubo do celular, a ocorrência deve ser comunicada. É possível registrar ‘pessoas de confiança’. Veja passo a passo.
Embora agilize a notificação do roubo, não há garantia por enquanto de que o bloqueio seja imediato. Há operadoras que dão prazo de um dia útil, e bancos falam em até meia hora. Desse modo, os bancos que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O bloqueio dos aparelhos celulares seguirá a mesma regra. Até fevereiro, as empresas de telefonia também passarão a efetuar o corte das linhas.
Ademais, vale lembrar que não há a opção de bloqueio temporário, então, se o aparelho for recuperado, é preciso falar com a operadora e os bancos para recuperar os acessos.
Portanto, os especialistas avaliam que, para inutilizar totalmente o aparelho, seria preciso ampliar a rede de parcerias, com outros aplicativos e com as empresas desenvolvedoras dos sistemas: Google e Apple.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Veja como usar o aplicativo do governo que bloqueia celular roubado
Desse modo, para utilizar o aplicativo, precisa fazer o download do “Celular Seguro” nas lojas de aplicativos. Mas, vale lembrar que existem duas formas para o download, no caso de aparelhos tipo Android, a aquisição acontece no Google Play Store. Já no iPhone, o usuário deve recorrer à App Store.
Leia mais: NA CONTA! R$592 sem Juros para Beneficiários do BPC LOAS pelo INSS – Como Aproveitar!
- Para fazer o login e o cadastro, tem que usar a conta do GOV.BR. Aí é só ler os termos de uso e, na sequência, aparecem as opções para registrar o telefone, as pessoas de confiança e as ocorrências;
- Primeira opção é de contatos de confiança. Ali você coloca o nome, CPF, telefone e e-mail da pessoa;
- Depois pode registrar o celular. Tem que preencher obrigatoriamente os campos de marca, modelo, número da linha e operadora. O número de série do aparelho, o IMEI e a pessoa de confiança são opcionais;
- Para saber o número de série e o IMEI, é só ir no teclado normal e digitar *#06# e clicar em ligar;
- A terceira opção é o registro de ocorrências. Ali você escolhe se vai abrir uma ocorrência para o seu telefone ou do seu amigo. Preenche data, horário, estado, cidade e se foi roubo, furto ou perda;
- Com o envio do alerta, os bancos, a operadora de telefonia e a Anatel são avisados.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!