Benefícios de um Beijo de Seis Segundos. Descubra agora!
Pesquisas de John Gottman mostram que essa breve duração é suficiente para liberar ocitocina, o “hormônio do amor”, promovendo conexão, reduzindo o estresse e aumentando a intimidade. Veja mais detalhes
Você sabia que um simples beijo pode fazer maravilhas pela sua saúde emocional e física? Recentemente, vídeos viralizaram nas redes sociais divulgando os estudos de John Gottman, um renomado psicólogo que destaca a potência de um beijo de seis segundos. Mas por que exatamente essa duração? Descubra os impactos que um beijo pode ter em nossa fisiologia e bem-estar.
Gottman afirma que seis segundos é o tempo necessário para que as pessoas liberem ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”. Esse hormônio não só promove um sentimento de conexão e confiança entre os parceiros, mas também contribui para reduzir os níveis de stress e ansiedade.
Qual a influência do hormônio ocitocina?
A ocitocina é um dos hormônios mais fascinantes estudados pela ciência, devido ao seu papel no estreitamento das relações humanas e impacto no nosso bem-estar emocional. Além de ser liberada através de um beijo prolongado, outras atividades como abraços, conversas amigáveis e até mesmo a interação com animais podem estimular sua produção.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Por que seis segundos?
Segundo Gottman, os seis segundos são suficientes para uma liberação significativa de ocitocina, gerando uma sensação de segurança e carinho entre os envolvidos. Este período de tempo, aparentemente breve, tem o potencial de fortalecer laços e promover um relacionamento saudável e repleto de empatia e compreensão mútua.
Leia mais: Jovem sai do hospital após ser atacada com soda cáustica e descreve o momento “sentia a pele ardendo intensamente”
Outros Benefícios do Beijo de Seis Segundos
- Aumenta a conexão e compreensão entre o casal.
- Promove maior carinho e admiração reciprocamente.
- Enriquece a “conta bancária emocional”, um termo usado por Gottman para descrever a acumulação de gestos positivos em um relacionamento.
- Pode diminuir o cortisol, o tão falado “hormônio do estresse”.
- Leva a uma maior intimidade, podendo até desencadear uma relação sexual satisfatória
Leia mais: Jovem de 27 anos pula de prédio para escapar de agressão do companheiro e choca Salvador
A história do beijo
Acredita-se que o primeiro registro de um beijo data de 2.500 AC. Desde então, esta simples ação continua a fascinar e intrigar cientistas e leigos. O beijo não é apenas um gesto de afeto, mas também um complexo fenômeno bioquímico que envolve uma “festa” de hormônios, resultando em uma sensação de prazer e contentamento.
Leia mais: Enviar mensagens, textos ou áudios? ALERTA sobre o Uso do WhatsApp no Ambiente de Trabalho!
Beijar regularmente o seu parceiro, mesmo que seja por apenas seis segundos, pode trazer inúmeros benefícios para a relação. Envolve pouco esforço, mas pode resultar em significantes ganhos emocionais e de intimidade para ambos. Então, por que não adotar esse pequeno hábito em seu dia a dia e ver por si mesmo os seus efeitos?
A ciência comprova: beijar é muito mais do que um ato de amor, é uma necessidade fisiológica e emocional que traz diversos benefícios. Então, da próxima vez que você pensar em demonstrar afeto, lembre-se que um beijo de seis segundos pode ser exatamente o que você e seu parceiro precisam para fortalecer ainda mais o seu vínculo.
Veja também: PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER AGORA em JUNHO de 2024
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista