Beneficiários do INSS: Prova de Vida não resultará em bloqueio de benefício? Veja agora
Veja quem deve fazer a prova de vida em fevereiro
Milhões de brasileiros foram notificados que devem realizar a prova de vida do INSS, neste mês de fevereiro de 2024. Confira agora quem deve realizar, para dessa forma garantir que seu benefício não seja cortado e veja como você pode realizar o processo.
O que é a prova de vida do INSS:
A prova de vida deve ser realizada todos os anos pelos beneficiários do INSS, dessa forma, o INSS acaba compreendendo quais beneficiários ainda possuem vida, sendo o principal objetivo. Assim o INSS evita realizar pagamentos indevidos de benefícios do INSS.
Leia mais: Reajuste no IPTU de Cuiabá em 2024: Saiba como é Calculado e Quem Tem Direito à Isenção
Está aí o nome prova de vida, que você comprova que continua vivo e assim garante que seu benefício continue sendo pago.
Prova de vida do INSS 2024 como funciona
Antes da pandemia covid-19, ela era realizada todos os anos pelos beneficiários do INSS, presencialmente. Porém, com a pandemia se tornou um risco os aposentados e pensionistas do INSS se dirigirem até alguma agência para realizar então a prova de vida.
Leia mais: 10 Direitos para os Idosos no Brasil: Conheça Benefícios de Impostos a Medicamentos Grátis
Com isso, em 2020 e 2021 a prova de vida acabou sendo suspensa e em 2022, acabou retornando, porém, com algumas mudanças. Até hoje, ela é feita de forma automática, não sendo necessário os aposentados ou beneficiário do INSS, se dirigir até alguma agência.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
A prova de vida ela é realizada todos os anos por meio de cruzamento de dados do governo, ou seja, se você se vacinar, entrar pelo aplicativo Meu INSS, votar, consultar pelo SUS, enfim, qualquer ação que envolva algum órgão do Governo, você já vai estar comprovando.
Porém, temos casos que o INSS não consegue detectar que você está vivo, nesses casos o INSS acaba então notificando os beneficiários do INSS, que devem realizar a prova de vida. Assim, esses não terão o seu pagamento cortado indevidamente.
Leia mais: Calendário de Pagamentos Anual do Bolsa Família 2024: Confira novidades
Como realizar a prova de vida do INSS
Caso você foi notificado, é porque já faz mais de um ano que você não realiza a prova de vida. Os que estão sendo notificados, são aqueles aposentados que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março. Estes que foram notificados, devem realizar em um prazo de até 60 dias.
Para você realizar, então acesse o seu aplicativo Meu INSS. Confira se você possui o cadastro ouro. Além disso, confira se os seus dados estão todos corretos. Caso você não tenha o cadastro ouro, então você ainda não realizou a prova de vida do INSS. O aplicativo Meu INSS e vai lhe sugerir como obter o cadastro outro, então siga as instruções fornecendo os documentos que ele deseja.
Após você ter cadastro ouro, no Meu INSS, o INSS vai conseguir detectar que você continua vivo e vai comprovar a prova de vida, dessa forma você não terá o seu benefício cortado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais: