Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Beneficiários do INSS no Rio Grande do Sul Receberão Pagamento Antecipado – Confira as Instruções para o Saque!

O INSS vai antecipar pagamentos para beneficiários do Rio Grande do Sul. Confira quais as datas e a lista de beneficiários.

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementará a antecipação dos pagamentos de aposentadoria, pensão e Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Rio Grande do Sul, abrangendo os municípios afetados por calamidade pública decorrente das severas chuvas que assolaram o estado, resultando em perdas humanas e desalojamentos.

A medida foi formalizada por meio de uma portaria conjunta assinada pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, emitida na sexta-feira, dia 03 de Maio, e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, dia 07 de Maio.

Pagamentos antecipados dos benefício do INSS no RS

agência da previdência social
Beneficiários do INSS no Rio Grande do Sul Receberão Pagamento Antecipado (Fonte: Reprodução Google)

Os benefícios referentes aos meses de maio e junho serão pagos de forma conjunta pelo INSS, a partir do dia 24 de maio. Esta ação abrange também o pagamento do 13º salário, que foi antecipado para todos os beneficiários da Previdência Social através de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março.

Leia Mais: Lula aumenta novo salário mínimo para R$ 1502! Veja quando vai acontecer novo reajuste! Confira agora previsão do novo valor

Desse modo, no caso do 13º Salário, o cidadão receberá a segunda parcela, sendo que a primeira foi paga em abril. Na segunda parcela, há desconto do Imposto de Renda, caso o beneficiário esteja sujeito ao pagamento de acordo com a tabela progressiva.

Essa medida se aplica exclusivamente a aposentadorias, pensões e BPC. Por enquanto, os segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão, não terão direito ao adiantamento.

Situação do Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, 336 municípios estão em estado de calamidade devido à tragédia que já resultou em mais de 100 mortes, 130 pessoas desaparecidas e 372 feridos. Em apenas dez dias, o estado recebeu cerca de um quarto da precipitação esperada para um ano inteiro, entre 24 de abril e 4 de maio, foram registrados 420 mm de chuva, enquanto a média anual no estado gira em torno de 1.500 mm.

Leia Mais: Aposentados Receberão Aumento no Salário em Maio! Confira as Datas de Pagamento! Saiba Mais

Quase um milhão de residências ficaram desabastecidas de água e seis barragens em diferentes áreas do estado entraram em estado de emergência. Dessa forma, uma grande parcela dos habitantes das localidades afetadas, incluindo a capital Porto Alegre, teve que deixar suas casas, buscando refúgio em espaços públicos, residências de familiares e amigos.

Desse modo, equipes de resgate, com o auxílio de aviões e helicópteros, operavam incessantemente em várias regiões do estado para resgatar pessoas isoladas pelas inundações. Drones eram empregados para identificar áreas e famílias que necessitavam de assistência.

Calendário de pagamentos dos Benefícios do INSS

Segundo o governo, os pagamentos programados para 24 de junho serão realizados em conjunto com os de maio. O calendário de pagamentos ocorrerá de 24 de maio a 7 de junho. Os interessados em antecipar os seus pagamentos deverão comunicar o seu desejo à instituição bancária onde recebem os pagamentos.

Leia Mais: Banco do Brasil Convoca Idosos para Resgatar Dinheiro de Trabalho Anterior a 1988! Saiba Como Garantir o Seu Valor!

Dessa forma, para o restante do país, os pagamentos seguem normalmente. Assim, para consultar a data de pagamento dos benefícios no mês de maio, basta verificar o calendário abaixo, utilizando o último dígito do seu Número de Benefício antes do traço.

Por exemplo, se o número do seu benefício for 123456789-0, você deve considerar apenas o número 9 para verificar quando o benefício estará disponível.

Desse modo, confira a seguir o calendário de pagamentos do INSS em 2024:

Calendário oficial de pagamentos do INSS em 2024
Calendário oficial de pagamentos do INSS em 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)

Veja Também: INSS LIBEROU NOVOS CARTÕES! DATA de PAGAMENTO – DINHEIRO, SAQUE e COMPRAS

INSS LIBEROU NOVOS CARTÕES! DATA de PAGAMENTO – DINHEIRO, SAQUE e COMPRAS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.