ATENÇÃO: Prova de Vida do INSS em Maio – Veja se Você Precisa Realizar o Procedimento!
Confira a seguir se você está entre os beneficiários convocados a realizar a prova de vida do INSS.
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) trouxe mudanças nas regras da prova de vida anual. Agora a prova de vida ocorre de forma automática, o que demanda que o beneficiário não precisa mais sair de casa para realizar a mesma, todavia ela ainda é obrigatória.
As mudanças servirão para tornar o procedimento que é tão indispensável ao INSS um pouco mais simples aos idosos. Ações simples como tomar vacina ou declarar o imposto de renda já servirão para validar a prova de vida.
A seguir confira com mais detalhes o motivo das mudanças, veja se você deve realizar o procedimento agora em maio e as ações que o INSS entende para comprovar a vida do beneficiário.
Prova de vida obrigatória do INSS
Segundo as medidas divulgadas pelo próprio Instituto, o INSS está realizando a prova de vida através de cruzamentos de dados com outros bancos públicos e privados. Na prática, o Instituto observa ações como tomar uma vacina, declarar o imposto de renda, acessar o app ou site Meu INSS.
Leia mais: Pagamento do Bolsa Família será antecipado em maio – Veja quem recebe
A partir disso ele cruza essas informações com as suas próprias informações presentes em seus bancos de dados para validar que o idoso está realmente vivo e merece continuar recebendo o seu benefício. Nesta rodada, o INSS deverá realizar a prova de vida obrigatória em cerca de 17 milhões de benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem vai passar pela prova de vida automática?
Neste ano de 2024, pelo menos 17 milhões de beneficiários deverão realizar a prova de vida obrigatória. A mesma é indispensável para os beneficiários de longa duração, como aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC, e beneficiários de auxílios como o auxílio-doença e o auxílio por incapacidade permanente.
Anteriormente a prova de vida ocorria na data de aniversário de cada beneficiário, todavia o INSS recentemente divulgou informações declarando que atualmente realiza a prova de vida a partir da data em que a última foi realizada. A partir disso, o beneficiário terá um prazo de 10 meses para realizar o procedimento.
Sendo assim, se você não faz a mínima ideia de quando o INSS realizou a prova de vida no seu benefício no ano passado, basta consultar esta informação no app ou site meu INSS.
Que dados o INSS usará para realizar a prova de vida?
- acessar o app ou site Meu INSS com o selo ouro, ou outros sistemas dos órgãos e entidades públicas com certificação e controle de acesso, dentro do Brasil ou no exterior;
- solicitar um empréstimo consignado por meio de reconhecimento biométrico;
- receber atendimento presencial em agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades, ou instituições parceiras;
- realizar a perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- ser atendido no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- se vacinar;
- realizar cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
- Atualizar o CadÚnico, responsabilidade do responsável pelo grupo;
- Votar nas eleições;
- Emitir ou renovar o passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem de presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- Receber o pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Declarar o Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Veja Também: Confira lista de convocados para a prova de vida de maio!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!