Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Atenção: PL prevê que invasores de terra podem perder benefícios do Governo – Confira como funciona

Conheça o PL 895/2023, que visa punir invasores de terras com perda de benefícios do Governo.

0

Nos corredores da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 895/2023 agita as discussões. Esse tema, que mexe com questões sociais e políticas, tem gerado debates acalorados entre parlamentares e ativistas. Continue a leitura e saiba mais.

O que diz o Projeto de Lei?

O PL 895/2023 propõe medidas severas contra invasores de propriedades em todo o Brasil. Entre as sanções previstas, está a proibição do recebimento de benefícios ou auxílios de programas sociais federais, além da impossibilidade de ocupar cargos públicos ou contratar com o poder público

Leia mais: Dinheiro Esquecido: BC Anuncia Mudanças para Saques Acima de R$ 100 – Veja os Valores Disponíveis!

Então, dessa maneira, essas restrições seriam aplicadas tanto a invasores de áreas rurais quanto urbanas, além de também serem aplicadas a ocupantes de faixas de rodovias estaduais e federais.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

O embate entre direito à terra e direito de propriedade

Foto do deputado Ricardo Salles (PL-SP). Homem branco, cabelos castanhos, olhos azuis. Usa terno azul escuro e óculos de armação redonda.
Ricardo Salles (PL-SP) é a favor de penalizar invasores de terras, cortanto benefícios do governo. (Fonte: Reprodução Google)

De um lado, representantes como o deputado Ricardo Salles (PL-SP) defendem a necessidade de responsabilizar os invasores, considerando toda invasão como uma violação do direito de propriedade. Portanto, para ele, pessoas que praticam crimes não podem usufruir de programas governamentais.

Leia mais: Acaba de sair Aumento no Salário dos Aposentados em ABRIL – Veja o Calendário de Pagamento Agora! Confira quem recebe

Por outro lado, vozes como a do deputado João Daniel (PT-SE) destacam a importância dos movimentos de ocupação de terras, como o MST, como forma de garantir o direito constitucional à terra para uma parcela da população desfavorecida. Assim, para Daniel, o MST ocupa áreas improdutivas ou abandonadas, buscando fazer cumprir a função social desses espaços.

Impactos e implicações do PL

Caso o PL seja aprovado, suas consequências podem ser graves para os movimentos sociais e para aqueles que dependem dos benefícios do Governo Federal. Assim, a proibição de acesso a programas sociais federais pode representar um duro golpe para famílias em situação de vulnerabilidade que, porventura, estejam envolvidas em ocupações de terras.

Leia mais: Surpreendente – Brasil Pode Subir para a 8ª Posição Global em Economia, Prevê FMI

Além disso, a impossibilidade de ocupar cargos públicos ou contratar com o poder público pode restringir as oportunidades de reinserção social e econômica para os envolvidos em tais ocupações.

Veja Também: 13 salário INSS será PAGO SOMENTE em NOVEMBRO para 6 grupos

MUDOU: 13 salário INSS será PAGO SOMENTE em NOVEMBRO para 6 grupos – NOVO CALENDÁRIO (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.