Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Atenção! LIBERADO consulta ABONO do PIS PASEP 2024 – Veja quando irá receber

Beneficiários do Pis Pasep vão receber o abono no próximo dia 15 de fevereiro, descubra como consultar a seguir.

0

Após uma longa espera, é finalmente possível consultar o valor do abono salarial do PIS PASEP que você receberá em 2024! Os depósitos começam dia 15 de fevereiro, sendo assim, os beneficiários já podem conferir os montantes conforme o novo cronograma, bem como se tem direito ao abono.

A plataforma para consulta do abono está aberta desde o dia 5 de fevereiro, nesse sentido, vamos juntos ver a seguir como consultar os valores!

Quando sai o Abono Salarial 2024?

Disponível para consulta novo abono Pis Pasep de 2024.
Disponível para consulta novo abono Pis Pasep de 2024.(Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

Como dissemos anteriormente, o pagamento do Abono Salarial referente ao ano-base 2022 está disponível para consulta desde o dia 5 de fevereiro de 2024. No entanto, os valores só começarão a cair na conta dos beneficiários a partir do dia 15 deste mês. 

Lembrando que os beneficiários do PIS recebem pela Caixa Econômica Federal, enquanto os beneficiários do Pasep recebem pelo Banco do Brasil. Além disso, o governo disponibilizou este ano para pagamento do abono salarial dos trabalhadores do setor privado cerca de R$ 22,6 bilhões. Já os servidores públicos beneficiários do Pasep terão um fundo de 2,72 milhões para pagamento dos valores.

Leia mais: Descubra quem tem DIREITO ao auxílio-doença do INSS, saiba COMO solicitar e qual o VALOR disponível!

Este ano, o período de pagamento dos benefícios do abono salarial foram unificados, e agora ocorrerá em conjunto a partir do dia 15 de fevereiro a 15 de agosto, de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores.

É importante destacar que os montantes estarão disponíveis para saque até 27 de dezembro de 2024. Veja abaixo o cronograma detalhado de pagamento:

  • Nascidos em janeiro: 15 de fevereiro
  • Nascidos em fevereiro: 15 de março
  • Nascidos em março: 15 de abril
  • Nascidos em abril: 15 de abril
  • Nascidos em maio: 15 de maio
  • Nascidos em junho: 15 de maio
  • Nascidos em julho: 17 de junho
  • Nascidos em agosto: 17 de junho
  • Nascidos em setembro: 15 de julho
  • Nascidos em outubro: 15 de julho
  • Nascidos em novembro: 15 de agosto
  • Nascidos em dezembro: 15 de agosto

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem tem direito a receber o PIS em 2024?

O cálculo do valor do abono salarial dos trabalhadores tem como base o tempo de serviço registrado em carteira durante o ano-base de 2022. Esse ajuste foi necessário devido a um atraso no cronograma do PIS/Pasep causado pela pandemia de Covid-19.

Para ser elegível ao abono salarial, os trabalhadores devem ter recebido uma remuneração média de até dois salários mínimos. O montante a ser recebido é proporcional ao período trabalhado ao longo dos 12 meses do ano-base.

Leia mais: Saiba COMO consultar o BPC/LOAS pelo CPF agora mesmo!

Aqueles que trabalharam durante todo o ano de 2022 têm direito ao valor total, equivalente a um salário mínimo nacional. Para quem trabalhou apenas um mês, o valor será de 1/12 do salário mínimo, e assim por diante.

É fundamental que o empregador tenha informado o funcionário na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) até o dia 10 de maio de 2023, e no eSocial até o dia 5 de dezembro de 2023. Após essas datas, o pagamento só será efetuado no ano seguinte.

Como sacar o PIS/Pasep 2024?

Infelizmente, não é possível sacar os valores do Pis Pasep, isso, pois o montante já cai diretamente na conta dos beneficiários. Dessa forma, a consulta está acessível tanto no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital quanto no site Gov.br. Nesse sentido, é essencial observar que os trabalhadores têm a alternativa de verificar se possuem valores a receber de anos anteriores.

Leia mais:INSS: Descubra 10 maneiras de realizar a prova de vida e garantir a continuidade do seu benefício

Para obter mais informações sobre o PIS, os trabalhadores podem fazer o download do Aplicativo Caixa Trabalhador. Através dele, é possível obter detalhes sobre o bônus salarial e o seguro-desemprego, verificar o calendário de pagamentos, visualizar as parcelas liberadas e esclarecer dúvidas. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS.

Veja Também:

STJ OBRIGA BANCO do BRASIL a DEVOLVER VALORES para quem TRABALHOU ANTES de 1988 até p/ FALECIDOS! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista