Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

ATENÇÃO: INSS Anuncia Pente-Fino com 800 Mil Perícias em 2024 para Cortar Benefícios! Confira se Você Está na Lista!

INSS anuncia pente-fino com 800 mil perícias ainda esse ano. Veja.

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando um extenso processo de revisão de benefícios para este ano, conhecido como pente-fino do INSS. Com o objetivo de reduzir gastos e melhorar a eficiência, o governo brasileiro planeja realizar até 800 mil perícias presenciais nos próximos meses. Este esforço visa principalmente verificar a regularidade dos benefícios concedidos e garantir que apenas aqueles realmente necessitados recebam o suporte. Continue a leitura e saiba mais.

Pente-fino do INSS em 2024

homem idoso, atento, tem cabelos grisalhos, com a mão nos óculos, não consegue acreditar na notícia (Fonte: Reprodução Freepik)
Saiba tudo sobre o novo pente-fino d INSS ainda em 2024. (Fonte: Reprodução Freepik)

O novo pente-fino do INSS é uma resposta direta à necessidade de economia de recursos públicos, estimando-se que possa gerar uma economia mensal, contribuindo para uma meta ambiciosa de economizar até R$ 9 bilhões.

Leia mais: Alerta de Saúde: Brasil Enfrenta Aumento de Casos de Dengue em 2024. Veja Números!

A iniciativa busca equilibrar as contas da Previdência Social, assegurando a sustentabilidade do sistema a longo prazo.

O pente-fino do INSS se trata da revisão de dois benefícios: BPC e benefício por incapacidade temporária.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Revisão do BPC e benefício por incapacidade temporária

O foco principal do pente-fino está nos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do benefício por incapacidade temporária, conhecido anteriormente como auxílio-doença

Esses benefícios representam uma boa parcela dos gastos previdenciários devido ao aumento nas concessões e à necessidade de revisão de casos que podem não estar mais em conformidade com os critérios estabelecidos.

Leia mais: URGENTE: Nova Greve de Caminhoneiros Pode Paralisar o País! Veja a Previsão e Prepare-se!

A fila de espera para o BPC já atinge cerca de 300 mil pessoas, refletindo a alta demanda por esse suporte. O governo também está direcionando esforços para revisar casos de auxílio-doença de longa duração, onde alguns beneficiários têm recebido prorrogações automáticas sem uma nova avaliação médica, o que pode levar a pagamentos indevidos.

Atuação do INSS e o Atestmed

Para cumprir a meta das 800 mil perícias, o INSS implementou o Atestmed, um sistema online que facilita a análise documental sem a necessidade de deslocamento para perícias presenciais. Além disso, o Programa de Enfrentamento à Fila (PEFPS), iniciado em 2023, oferece incentivos aos servidores para acelerar o processo de revisão.

Leia mais: URGENTE: Quadrilhas Juninas. Descubra a Nova Lei do Brasil. Leia Mais!

Previsões e desafios no futuro

Estima-se que aproximadamente metade dos benefícios revisados durante o pente-fino possam ser cancelados ou suspensos. Essa medida, embora necessária para garantir a integridade do sistema previdenciário, pode impactar a vida dos segurados. A revisão visa eliminar fraudes e assegurar que os recursos sejam direcionados aos que realmente precisam, estabilizando os gastos com auxílio-doença e enfrentando o desafio contínuo do aumento nos pedidos de BPC.

Veja Também: INSS vai CANCELAR DESCONTOS na FOLHA de PAGAMENTO de APOSENTADOS!!

INSS vai CANCELAR DESCONTOS na FOLHA de PAGAMENTO de APOSENTADOS – SUSPENSÃO dos EMPRÉSTIMOS! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.