Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Atenção Idoso, VOCÊ RONCA? Dieta Saudável Pode Reduzir o Ronco, Diz Estudo – Saiba Mais!

Confira a seguir detalhes da pesquisa que revela como a sua alimentação está ligada aos roncos durante a noite.

0

Idoso, sabia que uma dieta equilibrada com muitas frutas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a reduzir o ronco durante a noite? Um grupo de pesquisadores fez essa descoberta!

Um estudo recém-publicado no periódico ERJ Open Research descobriu que seguir uma alimentação saudável à base de plantas pode ter a ver com um menor risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono. Essa condição de saúde se caracteriza pela interrupção ou diminuição da respiração durante o sono, o que pode resultar nos roncos altos.

A dieta saudável à base de plantas inclui um alto consumo de alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais e oleaginosas, enquanto limita ou elimina alimentos de origem animal. Confira mais detalhes a seguir.

Alimentação está relacionada com os roncos?

Entenda a seguir como a sua dieta pode diminuir o ronco a noite.
Entenda a seguir como a sua dieta pode diminuir o ronco a noite. (Fonte: Reprodução Google)

Em primeiro lugar, a pesquisa que fez essa descoberta, observou que indivíduos que seguem uma dieta rica em alimentos de origem vegetal têm 19% menos chances de desenvolver apneia obstrutiva do sono em comparação com aqueles que consomem menos alimentos vegetais.

Além disso, o estudo revelou uma grande diferença no sono daqueles que tem uma dieta saudável à base de plantas e aqueles que não consomem carne, mas cuja alimentação não é saudável.

Leia mais: WhatsApp Atualiza Visual Após Críticas: Veja Como Ficará!

Assim, de acordo com os pesquisadores, pessoas com uma dieta rica em carboidratos refinados, bebidas açucaradas e alimentos com alto teor de sódio têm um risco 22% maior de desenvolver apneia em comparação com aqueles que mantêm uma dieta equilibrada.

Para alcançar esses resultados, os pesquisadores analisaram dados de 14.210 participantes da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição. Os participantes forneceram informações sobre seus hábitos alimentares por meio de um método chamado recordatório de 24 horas. O método consiste em uma entrevista detalhada sobre os alimentos consumidos ao longo do dia.

Leia mais: Preocupação da GLOBO: Futebol Masculino Fora da Olimpíada de Paris!

Além disso, o risco de apneia do sono obstrutiva foi avaliado usando o questionário STOP-BANG, que aborda questões sobre ronco, sonolência diurna, dificuldade para respirar durante a noite e outras características de saúde, como pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), idade e gênero.

A relação entre os hábitos alimentares e o risco de apneia obstrutiva do sono teve analise por meio de uma técnica chamada regressão logística, que utiliza métodos estatísticos para identificar associações entre diferentes variáveis. No entanto, pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

O que é apneia obstrutiva do sono?

Por fim, a apneia obstrutiva do sono é um distúrbio sério que pode ter consequências graves. Esse problema ocorre quando as vias aéreas ficam bloqueadas devido ao relaxamento dos tecidos na garganta e na base da língua, causando interrupções na respiração, roncos altos e até mesmo sons de sufocamento ao tentar respirar.

Como resultado, a pessoa pode acordar várias vezes durante a noite na tentativa de restabelecer a oxigenação do cérebro.

Leia mais: Aumento de 25% Confirmado pelo INSS – Veja AGORA quem tem direito e como solicitar seu benefício!

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da apneia do sono, incluindo obesidade, hipertensão arterial, idade avançada e histórico familiar. O diagnóstico geralmente é feito por um médico especializado em distúrbios do sono, que realiza uma avaliação clínica e física.

O tratamento pode envolver mudanças nos hábitos de sono e alimentação, terapia da fala, uso de dispositivos intraorais e, em alguns casos, cirurgia.

Veja Também: 13º salário passando por mudanças!

PÉSSIMA NOTÍCIA: NOVO LIMITE de IDADE para RECEBER o 13 salario ANTECIPADO – VEJA quem FICA de FORA!  (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista