Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Aposentadoria Antecipada: É Possível? Descubra Agora!

Veja a seguir se há a opção de conseguir uma aposentadoria antecipada pelo INSS!

0

Alcançar o estágio da aposentadoria e desfrutar de valiosos momentos ao lado da família constitui o grande anseio da maioria dos brasileiros. Com isso em mente, vamos mostrar se é possível antecipar sua aposentadoria e, crucialmente, apresentar estratégias para complementar a renda durante esse período. Não perca!

Critérios Atuais para Aposentadoria

imagem com tarja escrito aposentadoria e idoso ao fundo
Aposentadoria Antecipada: É Possível? Descubra Agora! (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

Compreender a idade apropriada para se aposentar requer um entendimento detalhado dos critérios estabelecidos pela Reforma da Previdência de 2019. As normas mais comuns são aquelas que regem a aposentadoria por idade, que estabelecem:

Leia mais: BOAS NOTÍCIAS: Senado aprova isenção de IPVA! Veja Então Quem Tem Direito

  • Homens: devem ter no mínimo 65 anos e um período de contribuição de ao menos 15 anos;
  • Mulheres: necessitam ter pelo menos 62 anos com um tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

Para a antiga regra da aposentadoria por tempo de contribuição, as regras são um pouco diferentes. Após a reforma da previdência estabeleceram uma idade mínima junto do tempo de contribuição (30/35). Assim, vai aumentando 6 meses a cada ano que passa até atingir esta idade mínima.

Em 2024, as idades mínimas estão em 58 anos e meio para as mulheres e 63 anos e meio para os homens, além do tempo de contribuição já citado. As idades vão aumentando até 2031, quando atingir 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.

Leia mais: Confira alguns direitos e deveres do trabalhador ATUALIZADOS para este ano!

Entendendo a Aposentadoria Antecipada

A Reforma da Previdência de 2019, ainda um tema bastante recente no cenário brasileiro, trouxe consigo diversas dúvidas e incertezas. Uma questão frequente diz respeito à antecipação da aposentadoria.

Esse recurso, disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), permite ao segurado iniciar sua aposentadoria antes do período previsto por lei.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

É importante ressaltar que, por ser uma modalidade de antecipação, o valor do benefício recebido será inferior ao de uma aposentadoria convencional, aquela que respeita o tempo integral previsto legalmente.

Além disso, a aposentadoria antecipada é apenas uma entre diversas formas de aposentadoria oferecidas tanto no setor público quanto no privado.

Direitos à Aposentadoria Antecipada

Para ter o direito de antecipar a aposentadoria, é essencial que o segurado tenha cumprido um tempo mínimo de contribuição, o que viabiliza a aposentadoria antes dos 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Existem três principais maneiras de obter a aposentadoria de forma antecipada:

Leia mais: Governo surpreende com adicional de R$ 900 no Bolsa Família: Veja então como receber

  1. Tabela 86/96: Esta tabela requer a soma do tempo de contribuição com a idade do beneficiário. As mulheres devem ter ao menos 30 anos de contribuição e 56 anos de idade, enquanto os homens necessitam de 35 anos de contribuição e 61 anos de idade.
  2. Uso do Fator Previdenciário: Semelhante à tabela 86/96, mas com a aplicação do fator previdenciário, que não é opcional como no modelo anterior.
  3. Aposentadoria Proporcional: Disponível apenas para aqueles que se inscreveram até 16/12/1998. Sob essa norma, indivíduos abarcados pelas leis previdenciárias anteriores podem se aposentar com 20 anos de contribuição, levando em conta 40% do tempo restante para atingir a nova norma de contribuição.

Portanto, em termos de planejamento para a aposentadoria, considerar essas opções antecipadas pode ser uma maneira eficaz de maximizar seu tempo e recursos durante os anos.

Veja Também: ACABA DE SAIR! AUMENTO DE 6,37% nas APOSENTADORIAS – JÁ TEM DATA!

ACABA DE SAIR! AUMENTO DE 6,37% nas APOSENTADORIAS – JÁ TEM DATA! NOVO VALORES para APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.