Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Antecipação do 13º salário do INSS em 2024: o que esperar e quem tem direito?

Segurados do INSS aguardam a antecipação do 13º salário do INSS, porém a antecipação segue incerta. Confira mais informações!

0

Em 2024, beneficiários do INSS aguardam ansiosos a antecipação do 13º salário. Há um clima de expectativa entre os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a possível antecipação do pagamento do 13º salário em 2024.

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o abono natalino ocorria entre os meses de abril e maio; uma iniciativa financiada pelo decreto presidencial. Hoje, a dúvida é se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá essa mesma abordagem.

Confira mais informações abaixo sobre a antecipação do 13º salário do INSS.

Antecipação do 13º salário

Confira mais detalhes referente ao pagamento do 13 salário. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)
Confira mais detalhes referente ao pagamento do 13 salário. (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

A antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS tem sido tradição nos últimos anos. Esse adiantamento não impacta o Orçamento da União, já que estes valores já estão reservados para a folha de pagamento das pensões. Entretanto, até o momento, não houve confirmação por parte do presidente Lula se esta prática ocorrerá em 2024.

Leia mais: Novos Valores e Reajustes: Tudo Sobre Pagamentos do INSS para 2024

Além disso, para os aposentados que necessitem de um adiantamento do 13º salário em virtude de necessidades monetárias, uma alternativa é a contratação de empréstimos junto a instituições financeiras. Estes bancos costumam oferecer essa possibilidade devido à garantia associada ao 13º salário.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

O que se espera para 2024?

Espera-se que, caso a antecipação se concretize, o pagamento da primeira parcela do 13º salário ocorra entre maio e junho. Normalmente, os depósitos são feitos conforme o valor do benefício e o último número do PIS. Para os que recebem um salário mínimo, o recolhimento seria feito do fim de maio ao início de junho. Já para os que ganham acima do mínimo, os pagamentos devem ocorrer na primeira semana de junho.

Leia mais: Bolsa Família 2024: veja como solicitar o auxílio cesta básica 

Benefícios com direito ao 13° salário

Os beneficiários do INSS que possuem direito ao pagamento do 13º salário incluem os que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. No entanto, resta saber se o atual presidente manterá a prática de antecipação ou se os pagamentos ocorreram em sua forma tradicional, entre os meses de novembro e dezembro.

Leia mais: Carteira do Idoso agora Online: Saiba Como Solicitar e Garanta Seus Direitos!

Diante deste cenário, os segurados do INSS aguardam o posicionamento do governo que, independentemente do mês escolhido para o pagamento do 13º salário, será de grande auxílio no orçamento dos beneficiários.

Veja também:

INSS: 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS com AUMENTO de SALÁRIO em FEVEREIRO? NOVO BENEFÍCIO! (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube