Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Alívio no bolso dos aposentados! Empréstimo consignado do INSS tem mudanças e taxas menores em 2024

O empréstimo consignado do INSS em 2024 representa aos beneficiários uma nova oportunidade de renda! Mas é preciso ter cuidado.

0

O empréstimo consignado para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS passou por inúmeras mudanças importantes. A redução nas taxas de juros, o aumento nas margens para solicitação do empréstimo, e prazos para pagamento maiores, tornaram a alternativa financeira ainda mais atrativa para quem precisa de dinheiro extra.

Os valores do empréstimo servem para diversas finalidades, como para auxiliar nas despesas ou para utilizar em algum objetivo pessoal. Todavia, a prática de contratar o produto sem cuidado pode se tornar um peso que pode vir a desequilibrar as finanças. 

No dia 11, um novo teto de juros passou a vigorar, passo para 1,72% ao mês nos empréstimos consignados. Além disso, a taxa de juros dos cartões consignados do INSS acompanharam o movimento e reduziram as taxas de juros para 2,55% ao mês. O teto de juros representa o valor máximo que os bancos e financeiras podem cobrar. Confira a seguir mais detalhes!

Cuidado ao realizar um empréstimo!

Cuidados para se ter com o empréstimo consignado do INSS em 2024.
Cuidados para se ter com o empréstimo consignado do INSS em 2024. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

Como vimos acima, a taxa de juros do consignado reduziu para 1,72% ao mês para empréstimos consignados dos aposentados, pensionistas e BPC LOAS. Todavia, os beneficiários precisam ficar atentos, pois, no desespero para contratar um empréstimo para conseguir dinheiro extra, o segurado pode, posteriormente, se endividar.

Leia mais: INSS divulgou o corte de milhões de benefícios- Confira a lista e como vai funcionar

As novas regras tornam a possibilidade de renda rápida ainda mais atrativa para o beneficiário interessado em condições mais vantajosas. No entanto, é preciso pensar a respeito da finalidade do empréstimo e o impacto que a dívida iria gerar na renda mensal.

Segundo o INSS, somente no Estado do Rio de Janeiro, os 3.213.140 beneficiários totalizavam R$ 240.492.791,02 em empréstimos consignados no mês de fevereiro.

Como, por exemplo, o professor Helinton Couto, de 50 anos, que solicitou um empréstimo antes da redução das taxas. “Mesmo com esse desconto que houve agora decretado pelo governo, o juro ainda é altíssimo, um dos maiores do mundo. Então, se não se preocupar com os juros finais, você em médio prazo começa a ter problemas financeiros”, alerta.

Couto considera arriscado considerar somente o valor das parcelas. “A maioria das pessoas tende a ser atraída pelas parcelas. O problema é que, às vezes, começam a acumular e ficam altas, atrapalhando o orçamento familiar. Viram uma bola de neve”, disse.

Leia mais: Cuidados com os idodos: saúde bucal pode interferir no bem-estar na terceira idade de acordo com estudos divulgados

Já o nosso consultor, João Adolfo de Souza, afirma que embora seja uma ferramenta valiosa, é necessário usar o consignado com responsabilidade. “É preciso evitar empréstimos desnecessários ou exceder a capacidade de pagamento. Antes de solicitar, uma análise criteriosa de finanças é essencial para garantir que a parcela a ser descontada mensalmente esteja alinhada com o orçamento do solicitante”, disse.

Ademais, João alerta que antes de assinar qualquer contrato de empréstimo consignado, é preciso ler atentamente todas as cláusulas. “Certifique-se de entender os termos, as condições e as taxas envolvidas. Se houver dúvidas, não se deve hesitar em procurar a orientação de um especialista”, explica.

Leia mais: INSS iniciou mutirão para reduzir filas- Confira os locais e quais serviços serão oferecidos

Além disso, o total do que pode ser comprometido com serviços consignados é de 45%, sendo 35% para empréstimo e 10% distribuídos entre cartão de crédito e cartão de benefício.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Veja Também: NOVA LEI DEVOLVE DINHEIRO PARA QUEM TEVE CONTA POUPANÇA!

URGENTE: NOVA LEI pode SURPREENDER quem tem CONTA em BANCO – VEJA quem SERÁ IMPACTADO  (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista