Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

ALERTA: Volta a chover forte no RS na próxima sexta-feira

RS mais uma vez em estado de alerta após notícia de chuvas fortes no estado a partir de sexta-feira, 10.

0

E os moradores do Rio Grande do Sul estão em estado de alerta após receberem a notícia de que o estado voltará a ser atingido por forte chuvas a partir desta sexta-feira, 10. A notícia causa aperto no coração de milhares de moradores, pois, segundo informações, os temporais podem chegar a 100 milímetros de precipitação.

Conferir mais detalhes do artigo da íntegra.

RS decreta estado de alerta por previsão de forte chuvas a partir de sexta-feira

Segundo o Instituto Nacional de meteorologia (inmet), está previsto que a partir de sexta-feira, 10, voltará a chover forte no Estado do Rio Grande do Sul. A previsão é que o temporal perdure entre os dias 10,11 e 12 de maio.

Além disso, choverá com maior intensidade no centro-norte e leste gaúcho, incluindo também o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina. O inmet ainda alertou que a chuva pode passar dos 100 mm. Do fim do domingo, 12, até segunda-feira, 13, as rajadas variarão de oeste a sul e depois para sul, com velocidade acima de 30 km por hora. Já na terça, 14, os ventos enfraquecem.

Volta a chuva no Rio Grande do Sul.
Volta a chuva no Rio Grande do Sul. (Fonte: Reprodução Google)

Leia mais: INSS antecipa Aposentadoria para Este Grupo – Confira

“Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas variam de oeste a sul e depois de sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira, 14, os ventos enfraquecem”, disse o Inmet em nota.

“É importante ressaltar que os volumes de chuva previstos podem causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por este motivo, o Inmet alerta e recomenda acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil Nacional”, destacou.

Preocupação na serra e no sul

A situação é preocupante visto que a cheia dos rios que atravessaram a região e varreu cidade vizinhas provocaram a enchente histórica de Porto Alegre. Além disso, cidades no sul do RS registraram igual ao transtorno. Já em Pelotas, barricadas foram erguidas na tentativa de conter as enchentes.

Leia mais: Boa Notícia em meio ao caos: Bancos vão suspender pagamento de dívidas deste grupo – Confira

Todavia, segundo a Prefeitura do Município, 400 pessoas estão em abrigos e as aulas escolares foram suspensas. 

No Estado do Rio Grande mais de 200 pessoas se encontram fora de suas residências. A cidade, localizada em Lagoa dos Patos, está no caminho do escoamento da água de Guaíba a caminho do oceano. Hospitais próximos à lagoa tiveram de realocar hoje pacientes em andares superiores.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Motivo das chuvas fortes

Por fim, conforme afirmou o Instituto Nacional de meteorologia (Inmet) a condição se dá por conta da instabilidade que retorna com maior força ao Rio Grande do Sul no fim de semana.

Leia mais: Acaba de Sair: Aumento no Salário dos Aposentados em MAIO – Valor na Conta; Confira como vai ser feito o pagamento

A instabilidade começa com uma frente quente, uma vez que a frente fria recua para Santa Catarina para o estado Gaúcho. Já no fim de semana a frente fria permanece no Rio Grande do Sul, causando áreas de instabilidade e um gradual ingresso de ar frio. A partir de segunda, 13, o frio ganhará a maior força e poderá provocar geadas, já na terça, 14, o amplo reforço de ar frio e seco, de origem polar, deverá afastar a instabilidade.

Vale ressaltar que os volumes de chuva previstos poderão causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por conta disso, o Inmet emitiu o alerta e recomendou que a população acompanhe as orientações da Defesa Civil Nacional. 

Veja Também: RS pede ajuda! Confira detalhes de como se encontra a situação no estado.

RIO GRANDE do SUL SOFRE com as FORTES ENCHENTES e CHUVAS – SITUAÇÃO GRAVE (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista