ALERTA INSS: NOVO GOLPE! Não caia! Saiba como SE PROTEGER AGORA MESMO!
Golpistas aplicam golpes na Prova de Vida do INSS para conseguir dados pessoais e bancários de segurados. Confira mais informações sobre os golpes!
O governo brasileiro alertou a população sobre uma recente onda de fraudes, visando principalmente os aposentados. Fraudadores, utilizando falsas identidades que se passam por representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão contatando beneficiários para obter suas informações pessoais e bancárias com o intuito de realizar golpes.
Vale ressaltar, que o INSS não utiliza meios de comunicação como WhatsApp e Telegram para se comunicar com os segurados. A tática empregada pelos criminosos envolve a Prova de Vida, um procedimento legítimo do INSS que confirma a continuidade da vida do beneficiado para o recebimento da aposentadoria. Entenda mais detalhes sobre este esquema de fraude a seguir.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Como funciona a Prova de Vida do INSS?

O processo da Prova de Vida do INSS tem o objetivo de comprovar a situação do segurado para evitar fraudes e pagamentos indevidos. É feito por meio do reconhecimento facial, através da câmera do celular do cidadão, pelo aplicativo Meu INSS. Lembrando que desde janeiro de 2023 é responsabilidade do governo confirmar se o beneficiário está ainda vivo.
Leia mais: Liberado Pagamento em Dobro do INSS: Aposentados e Pensionistas Receberão Valor Extra em Dezembro
Qual a estratégia dos golpistas?
Os criminosos se identificam como atendentes da Previdência Social. Eles comunicam falsamente a necessidade da realização de um procedimento digital da Prova de Vida, inexistente segundo o INSS.
Para obterem os dados dos segurados, os golpistas solicitam a confirmação de informações pessoais e bancárias, além de pedir o envio de uma foto atualizada e documentos digitalizados. Com esses dados, se torna fácil para eles praticarem as fraudes financeiras.
Como evitar cair nesses golpes?
Vários procedimentos podem ser adotados para evitar cair em tais golpes. Dentre eles estão: manter os dados de contato atualizados no Meu INSS; desconsiderar solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone; não clicar em links enviados por SMS; acessar o Meu INSS na plataforma Gov.br para confirmar qualquer tipo de contato ou convocação e usar apenas os canais oficiais de atendimento do INSS para agendamentos ou entrega de documentos.
Além disso, é relevante ressaltar que os únicos canais oficiais de comunicação que o governo utiliza são: e-mails institucionais, cartas registradas, telegramas, os sistemas SIGEPE e SOUGOV.BR, e a plataforma “Meu INSS”. Portanto, é essencial estar atento ao modo como as informações são recebidas, evitando ser vítima de fraudadores que buscam prejudicar milhares de aposentados.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!