Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

ALERTA INSS: NOVO GOLPE! Não caia! Saiba como SE PROTEGER AGORA! Fique Atento

Golpistas estão aplicando golpes da Prova de Vida do INSS, buscando obter informações pessoais e bancárias de segurados. Saiba mais sobre essas ações fraudulentas!

0

O governo brasileiro emitiu um aviso à população sobre uma recente onda de fraudes, direcionada principalmente aos aposentados. Indivíduos fraudulentos, fazendo-se passar por representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão entrando em contato com beneficiários para obter suas informações pessoais e bancárias com o intuito de realizar golpes.

É importante destacar que o INSS não emprega meios de comunicação como WhatsApp e Telegram para entrar em contato com os segurados. A estratégia utilizada pelos criminosos envolve a Prova de Vida, um procedimento legítimo do INSS que confirma a continuidade da vida do beneficiado para o recebimento da aposentadoria. Conheça mais detalhes sobre este esquema de fraude a seguir.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Como funciona a Prova de Vida do INSS?

Veja como funciona o golpe da prova de vida. (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias).
Veja como funciona o golpe da prova de vida. (Fonte: Edição/ Diário Oficial Notícias)

O processo da Prova de Vida do INSS tem como finalidade comprovar a situação do segurado, visando evitar fraudes e pagamentos indevidos. É conduzido por meio do reconhecimento facial, utilizando a câmera do celular do cidadão, pelo aplicativo Meu INSS. Importante destacar que desde janeiro de 2023, é responsabilidade do governo confirmar se o beneficiário está ainda vivo.

Leia mais: OFICIAL: Calendário do INSS é divulgado e Aposentadorias são pagas com Aumento

Qual a estratégia dos golpistas?

Fraudadores se apresentam como atendentes da Previdência Social, comunicando de forma falsa a necessidade de realizar um procedimento digital da Prova de Vida, inexistente segundo o INSS.

Leia mais: IPTU 2024: Tire suas dúvidas e pague com desconto

A fim de obterem os dados dos segurados, os golpistas solicitam a confirmação de informações pessoais e bancárias, além de pedir o envio de uma foto atualizada e documentos digitalizados. Com esses dados, torna-se fácil para eles praticarem as fraudes financeiras.

Como evitar cair nesses golpes?

Diversos procedimentos podem ser adotados para evitar cair em tais golpes. Dentre eles estão: manter os dados de contato atualizados no Meu INSS; desconsiderar solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone; não clicar em links enviados por SMS; acessar o Meu INSS na plataforma Gov.br para confirmar qualquer tipo de contato ou convocação e usar apenas os canais oficiais de atendimento do INSS para agendamentos ou entrega de documentos.

Leia mais: Tem mais de 60 anos? Veja como conseguir viajar de graça nas férias! Confira

Ademais, é relevante destacar que os únicos canais oficiais de comunicação que o governo utiliza são: e-mails institucionais, cartas registradas, telegramas, os sistemas SIGEPE e SOUGOV.BR, e a plataforma “Meu INSS”. Portanto, é essencial estar atento ao modo como as informações são recebidas, evitando ser vítima de fraudadores que buscam prejudicar milhares de aposentados.

Veja também:

URGENTE INSS vai bloquear benefícios!! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube assista.