Alerta do Governo Federal: Golpes no Imposto de Renda – Fique Atento!
Evite que roubem seus dados! Descubra como se prevenir do Golpe do Imposto de Renda.
Desde a última sexta-feira (15/3), está liberado para os cidadãos brasileiros a entrega da declaração gratuita do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), referente ao ano base 2023. Como o procedimento ocorre totalmente online, pessoas de mau-caráter se aproveitam para pregar golpes no Imposto de Renda.
Assim, o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) alertou que os golpistas começaram a criar sites ou apps falsos para se aproveitar e roubar os dados dos cidadãos.
Além disso, foram identificadas campanhas maliciosas, que usam o tema e o período de início da entrega do documento, induzindo os brasileiros a baixar e instalar Apps falsos a partir das diferentes lojas de aplicativos para dispositivos móveis (Google Play Store para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS). Confira mais detalhes a seguir.
Como evitar cair no golpes do Imposto de Renda?

Primeiramente, para evitar ser mais uma vítima de golpe, o CTIR Gov recomenda que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal. Bem como, use apenas o site oficial da receita para encaminhar sua declaração. O app está disponível para download neste link para Android, e neste para IOS. Quanto ao site oficial, pode ser encontrado clicando aqui.
Ademais, o CTIR Gov reforça que “O CTIR Gov enfatiza que todas as informações, orientações e programas referentes ao IRPF estão publicados exclusivamente no endereço oficial da Receita Federal do Brasil (RFB), disponível em”: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda
Leia mais: Ministério da Saúde e Anvisa estão em negociação para liberar autoteste para a dengue
O app permite o acompanhamento não apenas da declaração, como também da situação de cada pessoa em diversos sistemas da Receita Federal. Como CPF, processos em andamento, agendamentos, pedidos de restituição, empregados domésticos no eSocial, cadastro de atividades econômicas, entre outras informações. Além disso, é possível também ver últimas notícias, vídeos institucionais, aplicativos e a localização geográfica das unidades da Receita Federal em todo território brasileiro.
O app permite que o usuário faça a Declaração de Ajuste Anual, a Declaração de Espólio (referente a pessoa falecida) ou a Declaração de Saída Definitiva do País (para quem está se mudando para o exterior), e enviar à Receita Federal. Quem perder o prazo, 31 de maio, receberá a Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como fazer a declaração do Imposto de Renda on-line
A primeira etapa do processo inclui acessar a plataforma oficial ou baixar o app usando o link disponível acima. Preencher as informações nos campos de declaração conforme forem pedidas, e em seguida, enviar o documento à Receita Federal.
Enviar a declaração online através de apps para celulares e tablets pode possuir algumas limitações. Por isso, se não for possível enviar a declaração através do app, baixe o mesmo programa para computador, disponível neste endereço.
A página da Receita Federal com todas as informações está disponível neste link. Os dados exigidos para entregar a declaração on-line são: nome, endereço, NIT/PIS; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), data de admissão, data de nascimento, CPF, naturalidade, sexo e ocupação.
Leia mais: Fim da CNH! Nova lei isenta um grupo de pessoas do uso- Veja quem
Por fim, os valores arrecadados através do imposto de renda corroboram para o crescimento do Brasil, servindo para investir em educação, segurança, saúde e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro. Para descobrir quem tem obrigatoriedade de fazer a declaração, basta procurar a informação em nosso site.
Veja Também: Teve conta poupança? Então você pode vir a receber pequena fortuna! Confira.
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!