Alerta: Dengue se Espalha pelo Brasil! Fique Informado!
Confira a seguir como está a situação da dengue no Brasil e algumas medidas para preveni-la
Um estudo recente realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ressalta a preocupação com os prováveis impactos das mudanças climáticas nos casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Este estudo fica ainda mais pertinente no momento que estamos passando: uma verdadeira epidemia de dengue no Brasil! Veja a seguir alguns dos dados, sobre o porquê da Dengue estar tão alastrada este ano e como prevenir!
Aumento do Risco de Propagação do Mosquito
O estudo, liderado pelo pesquisador Antonio Carlos da Silva Oscar Júnior, do Instituto de Geografia (Igeog), aponta que o aumento das temperaturas e das chuvas intensas pode favorecer a reprodução do mosquito.
Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Então confira todos os detalhes aqui
Antonio Carlos destaca que esse cenário propicia uma possível expansão territorial da área de atuação do mosquito, levando a novas áreas endêmicas e aumentando a exposição das pessoas ao risco de contrair dengue.
Impacto Global das Mudanças Climáticas
Segundo o pesquisador, as temperaturas mais elevadas podem facilitar o ciclo de desenvolvimento do mosquito não apenas no Rio de Janeiro, mas em diferentes regiões do Brasil e do mundo.
Regiões que antes não eram propícias ao desenvolvimento do Aedes aegypti, como o sul do Brasil e até mesmo países como a Califórnia, nos Estados Unidos, têm registrado casos de transmissão local do vírus da dengue.
Embora o Aedes aegypti seja comumente encontrado em regiões tropicais e subtropicais, observa-se um aumento dos casos em áreas temperadas, como na Europa.
Em 2023, países como França, Itália e Espanha registraram um número significativo de casos de dengue, indicando uma expansão preocupante da doença nesses locais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Desafios e Alerta Sobre a Dengue
O estudo ressalta a importância de entender as condições ambientais que favorecem o desenvolvimento do mosquito, como umidade e temperatura.
Antonio Carlos alerta que o mosquito pode se adaptar às mudanças climáticas, ampliando ainda mais sua área de atuação e a circulação do vírus da dengue.
Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito
No Brasil, os números da dengue são alarmantes. Até o momento, o país registrou mais de 1 milhão de casos prováveis e 363 mortes pela doença, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.
Conscientização e Medidas de Prevenção Da Dengue
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reconhece que as mudanças climáticas têm influenciado o aumento dos casos de dengue no país.
Especialistas e o Ministério da Saúde destacam a importância da conscientização da população sobre os impactos das mudanças climáticas na proliferação do Aedes aegypti.
Leia mais: BOA NOTÍCIA: Mega Feirão Libera 96% de Desconto nas suas Dívidas! Veja então como aproveitar aqui
Como prevenir? Medidas simples no dia a dia! Tais como: eliminar recipientes que possam acumular água parada, tampar ralos e manter limpas as vasilhas de água de animais e plantas, são essenciais para evitar a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses.
Veja Também: APROVADO em 2024: NOVOS DIREITOS dos IDOSOS + Direitos + VANTAGENS e Benefícios – NÃO PERCA
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!