Alerta aos Idosos: Projeto Pretende Exigir Presença Física para Contratar Empréstimos Consignados – Entenda!
Veja novo projeto que pode tornar obrigatório a presença física para contratar consiggnado!
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou um projeto de lei que busca tornar obrigatória a assinatura em papel de pessoas idosas em contratos de empréstimo consignado feitos de forma eletrônica ou telefônica.
E muitos aposentados e pensionistas do INSS estão bravos com esta medida. Mas ela tem motivos, entenda melhor o caso a seguir!
Empréstimo Consignado Online: Uma Opção Viável?
Sim, é viável solicitar empréstimos consignados online, contudo, essa disponibilidade varia conforme cada instituição financeira. Algumas oferecem a opção de contratar o empréstimo pessoalmente, via internet ou por meio de aplicativos bancários.
Leia mais: Nova Lei do Farol: Confira as Mudanças e Como Evitar Multas no Trânsito
Além disso, a obtenção de um empréstimo consignado online é caracterizada por um processo mais simplificado e ágil. Para realizar a solicitação, são necessários documentos como RG, CPF, comprovante de renda, dentre outros, que podem variar conforme o tipo de empréstimo.
A liberação do empréstimo consignado online ocorre após a análise da margem consignada do solicitante, que representa o valor passível de ser descontado de sua renda líquida para a obtenção do empréstimo.
Outro critério avaliado é o score de crédito do indivíduo, indicando sua confiabilidade no pagamento de dívidas. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de obter o empréstimo consignado online com taxas atrativas.
Leia mais: Como idosos podem solicitar isenção do IPTU e economizar? Então confira todos os detalhes aqui
É Seguro Fazer Empréstimo Consignado Online?
O empréstimo consignado online é uma alternativa segura quando realizado por meio de instituições confiáveis que disponibilizam essa modalidade. Para evitar golpes, é crucial estar atento a alguns sinais, tais como:
- Evitar contato por canais não oficiais: Golpistas tendem a contatar as vítimas por meios não oficiais, como redes sociais. Instituições financeiras confiáveis geralmente não se comunicam com clientes por esses canais, especialmente no caso de empréstimos consignados online.
- Desconfiar de ofertas extraordinárias: Ofertas de empréstimo consignado online com taxas de juros muito abaixo do mercado podem indicar fraudes. Pesquisar e escolher uma instituição financeira confiável é crucial antes de tomar uma decisão.
- Não realizar pagamentos antecipados: Golpistas frequentemente solicitam pagamentos antecipados para liberar o empréstimo online. Instituições financeiras legítimas não exigem esse tipo de pagamento.
- Evitar pagamentos para contas de pessoas físicas: Os pagamentos do empréstimo consignado são descontados diretamente dos salários ou benefícios recebidos. Se alguém solicitar pagamentos para contas de pessoas físicas, é um sinal de alerta.
Seguindo essas orientações, é possível contratar um empréstimo consignado online com mais segurança, garantindo que a escolha de uma instituição financeira confiável seja fundamental para evitar golpes e aproveitar os benefícios dessa modalidade de empréstimo.
Lei sobre Assinatura em Contratos de Empréstimo Consignado para Idosos
Na quarta-feira, 13 de março, a proposta apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) foi aprovada visando evitar possíveis fraudes contra os idosos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Agora, o projeto será submetido à votação nas Comissões de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado, sendo a última responsável pela decisão final.
Anteriormente, a exigência da assinatura dos idosos para transações online era uma legislação vigente no estado da Paraíba. Assim, o senador Paulo Paim propôs um projeto de lei para estender essa norma para todo o território nacional.
Leia mais: BOA NOTÍCIA: Mega Feirão Libera 96% de Desconto nas suas Dívidas! Veja então como aproveitar aqui
A proposta, que limita a formalização dos contratos à modalidade de consignação para desconto em benefícios como aposentadorias, pensões, pecúlios, poupanças ou contas correntes, recebeu aprovação da Comissão de Direitos Humanos com o parecer favorável do senador Fabiano Contarato (PT).
Veja Também: IDOSOS NÃO poderão mais CONTRATAR EMPRÉSTIMOS – VEJA AGORA!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!