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Adeus R$ 1.412 do INSS! Governo vai fazer uma checagem e você pode ficar sem receber.

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O governo brasileiro começou a enviar mensagens pelo Meu INSS para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa visa informar se as pessoas que recebem o auxílio precisam fazer a atualização cadastral. Esta medida faz parte de um pente-fino no cadastro de beneficiários, com o objetivo de eliminar pagamentos irregulares e reduzir os gastos com o auxílio.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), ainda há muitos beneficiários que não estão incluídos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que estão com seus dados desatualizados há mais de 48 meses, ou seja, quatro anos. Essa ação do governo Lula tem como meta tornar o processo mais eficiente e justo.

Atualização Cadastral do BPC

Aposentado  preocupado com o pente fino do INSS. (Fonte: freepik).
Aposentado preocupado com o pente fino do INSS. (Fonte: freepik).

No total, o número de pessoas afetadas por esta revisão alcança 1,25 milhão, sendo 448 mil sem a devida inscrição no CadÚnico e 806 mil com inscrição desatualizada há mais de 48 meses. Segundo o INSS, os beneficiários poderão consultar, através do CPF, se precisarão atualizar seus dados cadastrais. A consulta será feita em lotes via aplicativo ou site Meu INSS, sem a necessidade de login e senha.

Como Saber se Você Precisa Atualizar Seus Dados?

Neste primeiro lote, foram convocadas 505.018 pessoas para atualizarem seus dados no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município. A verificação será mensal, por meio do cruzamento de informações realizado pelo INSS. É crucial que os beneficiários verifiquem com frequência se seus CPFs estão na lista.

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Quais São os Prazos e Regras para Atualização Cadastral?

Após a notificação, o beneficiário do BPC, ou seu responsável legal, terá 30 dias para realizar o registro biométrico nos cadastros da Carteira de Identidade Nacional (CIN), título eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a partir de 1º de setembro de 2024. Além disso, o prazo para a atualização cadastral no Cras varia entre 45 dias, para regiões com até 50 mil pessoas, e 90 dias, em localidades com mais de 50 mil pessoas.

Importante: os beneficiários não precisam se dirigir ao INSS para essa atualização.

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Meios de Notificação

Outros meios também serão utilizados para entrar em contato com os beneficiários:

  • Busca ativa (Central de Atendimento 135, pelo número (11) 2135-0135)
  • Carta pelos Correios
  • SMS
  • Rede bancária (informação no extrato do pagamento)
  • Edital

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Se o beneficiário não comparecer dentro do prazo estipulado, o crédito do pagamento será bloqueado em 30 dias a contar do envio da notificação. A suspensão do benefício, contudo, só ocorrerá se for comprovado o recebimento da notificação.

Pode-se Reativar o Benefício?

Sim, o beneficiário poderá realizar a inclusão ou atualização no Cadastro Único até o final do prazo de suspensão, sem prejuízo no pagamento do benefício. Caso a atualização não seja feita, os efeitos da suspensão serão válidos a partir do pagamento do mês subsequente aos prazos estabelecidos (45 e 90 dias). Ainda assim, o beneficiário poderá solicitar ao INSS a reativação de seu benefício se realizar a inscrição ou atualização dentro do prazo de suspensão.

Portanto, é essencial que os beneficiários fiquem atentos às notificações e atualizem seus cadastros para garantir a continuidade do recebimento do BPC!

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