Aconteceu Denovo!Rio Guaíba Registra Novas Cheias e Causa Alagamentos em Porto Alegre
As enchentes no rio Guaíba causaram novos alagamentos em Porto Alegre, reaching 3,86 metros. Ventos fortes e frente fria contribuem.
Na manhã desta segunda-feira, o rio Guaíba, localizado em Porto Alegre, superou novamente a cota de inundação. De acordo com a medição ocorrida às 6h na Usina do Gasômetro, o nível do rio alcançou 3,86 metros. Esse valor é significativamente superior ao medido no domingo anterior, quando o rio estava 40 centímetros mais baixo.
Especialistas apontam que os fortes ventos provenientes do Sul do estado são responsáveis por represar as águas do Guaíba, contribuindo para essa elevação abrupta. O fenômeno até faz com que o rio forme ondas, um cenário atípico para a região.
Por que o Guaíba está Transbordando com Tanta Frequência?

A cota de inundação do Guaíba, que é de 3,60 metros, foi superada em 26 centímetros nessa última medição. Isso resulta em novos alagamentos na Orla do Guaíba, que é um dos principais pontos de encontro e lazer dos moradores de Porto Alegre. No último fim de semana, antes da nova cheia, a área estava livre de alagamentos e cheia de pessoas aproveitando o espaço para atividades recreativas.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Influência das Condições Climáticas na Elevação do Rio
A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul neste mesmo dia intensificou as condições adversas, trazendo chuva de leve intensidade para a capital e outras regiões. Apesar da instabilidade, os meteorologistas não preveem chuvas volumosas nem alertas para novos temporais em curto prazo.
Leia mais: Notícia Boa: Netflix Acaba de Lançar o Trailer de Bridgerton. Confira Detalhes!
Respostas das Autoridades e Impacto na População
Após mais de um mês de chuvas intensas, finalmente foi possível liberar todas as entradas e saídas de Porto Alegre. No entanto, a maior tragédia climática do estado já contabiliza 172 mortes, com 42 pessoas ainda desaparecidas e mais de 580 mil desalojadas ou desabrigadas.
Leia mais: Entenda Como Funciona o Auxílio Gás Para Famílias de Baixa Renda
Em resposta a essa situação crítica, membros do governo federal e estadual estão trabalhando conjuntamente para minimizar os efeitos dessa catástrofe. O Ministro Paulo Pimenta, por exemplo, realizou uma inspeção no aeroporto local e tem reuniões agendadas com empresários e representantes de instituições financeiras para discutir linhas de crédito que auxiliem as empresas afetadas pelas enchentes.
- Medição do nível do Guaíba na Usina do Gasômetro
- Impacto dos ventos na represagem das águas
- Condições de uso da Orla do Guaíba durante e após cheias
- Previsões climáticas para os próximos dias
- Esforços do governo para assistência às vítimas e recuperação da cidade
Leia mais: Avanços em Inteligência Artificial Revela Novas Conexões com o Cérebro Humano
Este recente episódio das cheias do Guaíba ressalta a urgente necessidade de revisão das estratégias de manejo de rios e de atendimento às emergências climáticas na região, visando prevenir futuros desastres e garantir a segurança e o bem-estar da população porto-alegrense.
Veja Também: URGENTE! Comunicado De Lula Para Os Aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!