Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

A Carteira do Idoso Agora Pode Ser Solicitada Online: Saiba Como Pedir a Sua!

Descubra como solicitar online a Carteira do Idoso, facilitando o acesso a direitos como descontos em transporte. Saiba os requisitos e o passo a passo!

0

Uma importante notícia para os cidadãos brasileiros com mais de 60 anos saiu recentemente: a carteira do idoso, que permite acesso gratuito ou com desconto em passagens de transporte interestadual, agora tem emissão online. Portanto, o avanço vem para simplificar o acesso a esse direito e tornar o processo mais prático para os idosos.

Frequentemente, ser idoso no Brasil significa ter que lidar com burocracias para conseguir acessar direitos básicos como isenções e descontos em diversos serviços. Mas com a possibilidade de emitir a carteira do idoso pela internet, a vida na terceira idade ganha um pouco mais de autonomia e facilidade. Continue a leitura para mais informação sobre como emitir uma a nova carteira do idoso.

O que é a Carteira do Idoso?

Carteira do idoso tem emissão on-line e simplificada
Carteira do idoso tem emissão online e simplificada (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias)

Esta carteira, também conhecida como carteira da pessoa idosa, é para indivíduos com mais de 60 anos de idade que possuem renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Portanto, o cidadão tem direito ao acesso gratuito ou com desconto de até 50% no transporte coletivo interestadual (ônibus, trem e barco).

Leia mais: INSS 2024: Mudanças Na Prova De Vida! Veja Quais Aqui

A carteira emite-se tanto presencialmente, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo, quanto online. A emissão on-line da carteira do idoso é uma evolução importante, que certamente trará benefícios para muitos cidadãos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Requisitos para a solicitação

Para solicitar a carteira do idoso, o cidadão precisa estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e comprovar renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Contudo, se ainda não estiver cadastrado, é necessário procurar o CRAS mais próximo de sua residência para fazer o cadastro.

Leia mais: INSS: Precatórios Liberados; Veja Como Funciona O Recebimento Dos Valores

Passo a passo para a emissão online

Confira o passo a passo para solicitar a carteira do idoso on-line:

  • Acesse o site da Carteira do Idoso.
  • Selecione a opção “emitir carteira”.
  • Realize o login em sua conta gov.br (caso ainda não possua uma, será necessário criá-la).
  • Autorize o uso de seus dados pessoais.
  • Após autorizar, aparece uma página com os serviços disponíveis. Selecione a opção “emitir carteira do idoso”.
  • Pronto! Agora, você pode imprimir a carteira ou apenas salvá-la em seu computador ou celular.

Leia mais: Calendário INSS 2024: Confira Agora As Datas Atualizadas!

Essa nova opção de solicitar a Carteira do Idoso pela internet é um passo importante para garantir que os cidadãos mais velhos possam acessar seus direitos de forma mais prática e rápida. É uma conquista importante para os idosos no Brasil, trazendo mais autonomia e efetividade na garantia de seus direitos.

Veja Também:

REVIRAVOLTA dos APOSENTADOS: 13º SALÁRIO + PAGAMENTOS do 14 salario INSS em 2024?? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.