INSS Implementa Novo Teto de Juros para Consignados – Conheça as Novidades!
Após a resolução do CNPS, o consignado possui novas taxas de juros nesta reta final do ano.
O INSS implentou o novo teto de juros para o consignado. Agora, os segurados do Instituto podem contar com novas taxas de juros na hora de solicitar a modalidade de crédito.
É importante que os segurados do INSS estejam atentos a todas as modificações ao longo destes últimos meses do ano, para que não caiam em golpes ou informações falsas. Confira mais informações sobre o novo teto de juros do consignado INSS.
Novo teto de juros do consignado INSS

Primeiramente, é importante lembrar que o consignado é um crédito controlado pela Previdência, com desconto direto no benefício previdenciário. Pelas regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o crédito consignado.
Leia mais: Saques Liberados: Grana Extra do FGTS Disponível – Veja como Retirar
Desse total:
- 35% são para o empréstimo pessoal;
- 5% para o cartão de crédito;
- 5% para o cartão de benefício.
Ademais, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduziu a taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.
O teto de juros do crédito consignado do INSS passa a ser 1,80% a partir desta quarta-feira (13/12). A taxa estava em 1,84% ao mês para o empréstimo pessoal consignado. Para o cartão de crédito consignado e o cartão de benefício, os juros caem de 2,73% ao mês para 2,67%. Portanto, pelas regras, os bancos podem cobrar menos, não mais do que o teto estabelecido.
Agora, o empréstimo consignado conta com os seguintes valores aproximados para quem ganha um salário mínimo:
- Taxa de 1,80%
- parcela: 462,00
- libera: 18.878,99
Dificuldades dos aposentados com a nova taxa de juros
Porém, apesar das vantagens que a redução na taxa de juros do consignado do INSS traz aos segurados do INSS, esta mudança acaba gerando retração dos bancos, inclusive os estatais, na oferta do consignado.
Leia mais: Atrasados do INSS: Grupo de Aposentados Receberá Pagamentos – Confira a Lista!
Mesmo sendo uma operação de baixo risco para os bancos, pois as prestações são deduzidas da conta bancária do beneficiário do crédito, há questões técnicas que acabam deixando o banco relutante quanto a oferta deste crédito.
Pois, como qualquer empresa:
- os bancos possuem custos para conceder empréstimos;
- com a redução do consignado, os bancos acabam elevando os seus custos para poder fornecer esta modalidade à população;
- muitos bancos deixam de ofertar a modalidade do consignado por não querer comprometer a folha de custos mensais da instituição bancária;
- a falta de bancos ofertando o crédito consignado afeta diretamente os aposentados que desejam contar com este crédito.
Reduções dos juros do consignado do INSS em 2023
Com o cenário da nova redução do consignado, é preciso lembrar que esta é a quarta vez neste ano que o CNPS discute reduzir o teto de juros do consignado para beneficiários do INSS. Desse modo, o Ministério da Previdência Social tem proposto que as reduções acompanhem os cortes da Selic, a taxa básica de juros da economia.
Leia mais: Aposentadoria pelo INSS em 2024: Mudanças e Novas Diretrizes – O Que Saber
Além disso, no início de novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a Selic pela terceira vez seguida, e a taxa caiu 0,5 ponto percentual, de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano.
Portanto, confira algumas mudanças:
- Em março, foi aprovado o “meio termo” em conjunto com os bancos, com os juros do consignado chegando a 1,97%;
- Em agosto, ocorreu outra mudança após a redução da taxa Selic, assim os juros chegaram a 1,91%;
- Em outubro, após corte da taxa Selic, o consignado chegou a taxa de 1,84%.
Agora, no último mês do ano, foi aprovada uma nova redução levando a taxa de juros do consignado ao valor de 1,80%. A redução auxília para a diminuição das dívidas das famílias.
Consulte os juros do consignado através do Meu INSS
Além disso, uma novidade neste ano de 2023, é que a partir de outubro, o INSS passou a divulgar a taxa de juros do empréstimo consignado no aplicativo ou site Meu INSS.
Leia mais: Confira as 10 Melhores Cidades do Brasil para Aposentados e Pensionistas Viver
Desse modo, confira como realizar a consulta abaixo:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
- Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
- Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!