Estado de greve no INSS: funcionário iniciam “Operação Apagão”. Saiba mais!
Na busca por melhores condições salariais e valorização profissional, os servidores do INSS, sob a liderança do (Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo) SINSSP, deram início nesta terça-feira (18) a uma forma de protesto denominada “operação apagão”. A ação prevê a redução de 20% na produção durante as terças e quintas do mês de junho. A medida surge como uma estratégia para pressionar o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) a apresentar novas propostas salariais à categoria, que assegurem aumentos salariais até 2026.
O SINSSP, que representa um considerável número de trabalhadores do seguro social, argumenta que essa “Reestruturação com Excelência” é crucial para o reconhecimento e avanço da carreira dos técnicos do seguro social. A paralisação afeta tanto os funcionários em presencial nas Agências da Previdência Social (APSs) quanto aqueles em regime de home office. Apesar da redução na carga de trabalho, ações prioritárias como perícias médicas e outros atendimentos agendados continuam sendo realizados normalmente.
Por que os Servidores do INSS Estão Cobrando Reajustes Maiores?

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Pedro Totti, presidente do SINSSP, diz que a mobilização dos servidores não busca apenas um incremento retroativo no salário, mas também maior reconhecimento da classe. Segundo ele, a gestão atual não tem oferecido propostas que contemplem a valoração adequada dos profissionais, tornando-se um ponto crítico para a categoria. Atualmente, a proposta do MGI está longe de satisfazer as expectativas, oferecendo apenas 9% de aumento em 2025 e 3,5% em 2026, algo que foi prontamente recusado pela categoria.
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Quais São os Impactos Previstos com a “Operação Apagão”?
Como resultado direto da “operação apagão”, a liberação de benefícios previdenciários, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pode enfrentar atrasos. Apesar disso, o SINSSP enfatiza que o atendimento prioritário nas agências seguirá seu curso normal, promovendo uma pressão calculada que não afeta diretamente os serviços essenciais ao cidadão.
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Inteligência Artificial na Análise de Benefícios: Uma nova Fronteira
Uma das preocupações amplamente discutidas é o avanço da Inteligência Artificial (IA) no processo de análise de benefícios. Segundo Totti, a metade dos benefícios negados por automatização são posteriormente reavaliados, evidenciando a importância da análise humana para evitar falhas só detectáveis por técnicos qualificados. Essa crescente implementação de IA pode representar um desafio adicional, ressaltando a necessidade de revisão nas exigências de qualificação para futuros técnico, propiciando que os próximos concursos exijam ensino superior como requisito.
- Redução de 20% na carga de trabalho especificada;
- Pressão no ministério por revisão salarial e reconhecimento da carreira;
- Impacto limitado sobre serviços essenciais à população.
Por fim, enquanto o governo e os servidores buscam um consenso, a situação do estado de greve no INSS se desenrola tanto nos corredores das agências quanto nas negociações a portas fechadas. Com a determinação mostrada pela categoria até o momento, o desenvolvimento dessas negociações será crucial para definir o futuro não apenas dos trabalhadores do INSS, mas também da eficiência e qualidade dos serviços prestados à população brasileira.
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