Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Qual a diferença entre aposentadoria por idade e tempo de contribuição? Qual das duas é melhor?

Compare aposentadoria por idade e tempo de contribuição. Saiba qual é a melhor opção.

0

A aposentadoria é o momento de descanso almejado por muitos brasileiros que dedicaram anos ao trabalho. No entanto, devido às constantes mudanças nas regras e na concessão do benefício, muitas pessoas não têm certeza sobre qual tipo de aposentadoria é mais vantajoso: aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Continue a leitura para entender melhor essas opções e fazer a escolha certa. 

Requisitos para aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é acessível quando o segurado do INSS atinge a idade mínima estabelecida por lei. No entanto, os requisitos variam dependendo do período de contribuição do trabalhador, ou seja, se ele começou a contribuir antes ou depois da Reforma da Previdência de 2019.

Portanto, para aqueles que contribuíam antes da reforma, as exigências são:

  • Homens: 65 anos de idade e 180 meses de carência
  • Mulheres: 60 anos de idade e 180 meses de carência

Para quem começou a contribuir antes da reforma, mas não atingiu a idade mínima ou o número necessário de contribuições, aplica-se a regra de transição:

  • Homens: 65 anos de idade e 15 anos de contribuição
  • Mulheres: 61 anos de idade e 15 anos de contribuição

Leia mais: Encontro Online Termina em Tragédia: Jovem é Assassinado em SP

Já para os novos contribuintes, após a reforma, as exigências são diferentes:

  • Homens: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição
  • Mulheres: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Aposentadoria por tempo de contribuição: o que mudou?

Antes da Reforma da Previdência de 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição permitia que trabalhadores se aposentassem sem considerar a idade, desde que cumprissem um número específico de contribuições:

  • Homens: 35 anos de contribuição
  • Mulheres: 30 anos de contribuição

Porém, com a reforma, essa modalidade foi extinta para novos segurados. Apenas aqueles que já tinham o direito adquirido antes das mudanças podem se aposentar por tempo de contribuição. O direito adquirido é garantido pela Constituição e assegura que quem cumpriu todos os requisitos antes da reforma mantenha o benefício.

Leia mais: Banco do Brasil Convoca Idosos para Resgatar Dinheiro de Trabalho Anterior a 1988 – Saiba Agora Como Garantir o Seu Extra

Para aqueles que estavam próximos de se aposentar quando a reforma foi aprovada, aplicam-se regras de transição. Essas regras visam minimizar o impacto das mudanças, permitindo que os trabalhadores continuem contribuindo até atingirem os novos critérios estabelecidos. Assim, entre as opções de transição estão:

  • Pedágio de 50%
  • Pedágio de 100%
  • Regra dos pontos
  • Regra de idade progressiva

Cada uma dessas opções possui requisitos específicos que combinam tempo de contribuição e idade mínima, adaptando-se aos diferentes perfis de trabalhadores.

Aposentadoria por idade ou tempo de contribuição?

mulher de meia idade com mão sobre o queixo, aparentando dúvida
Veja qual a melhor opção de aposentadoria para você. (Fonte: Reprodução Freepik)

A escolha entre aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição depende de vários fatores, incluindo quando o trabalhador começou a contribuir e seu planejamento de carreira. Desse modo, para aqueles que começaram a trabalhar cedo e acumularam muitos anos de contribuição antes da reforma, a aposentadoria por tempo de contribuição pode ser a melhor opção, desde que já tenham direito adquirido.

Leia mais: Submarino Titan: Veja Como Estão As Investigação do Desastre Misterioso

Por outro lado, para quem começou a trabalhar e contribuir mais tarde, a aposentadoria por idade tende a ser mais vantajosa. Isso ocorre porque a exigência principal é atingir a idade mínima, e o tempo de contribuição necessário pode ser mais facilmente alcançado.

Em casos de dúvida, é recomendável reunir todos os documentos que comprovem as contribuições ao longo dos anos e consultar um advogado previdenciário. Assim, esse profissional pode ajudar a analisar cada caso individualmente, garantindo que o trabalhador faça a melhor escolha possível.

Como solicitar a aposentadoria?

O pedido de aposentadoria pode ser feito de maneira prática e sem necessidade de atendimento presencial. O portal Meu INSS oferece uma plataforma online onde o segurado pode enviar todos os documentos necessários para comprovar suas contribuições e solicitar o benefício.

No entanto, para aqueles que preferem, também é possível realizar o pedido via telefone. Basta ligar para o número 135, a central de atendimento do INSS, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília. 

Veja Também: NOVAS MUDANÇAS nos PAGAMENTOS de APOSENTADORIAS 

INSS: NOVAS MUDANÇAS nos PAGAMENTOS de APOSENTADORIAS – GERAM CRISE e SURPRESA (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.