Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

ALERTA: Aposentados, Governo poderá aprovar Nova Redução de Juros no Consignado – Saiba Como!

Os juros dos consignados podem reduzir ainda mais no ano de 2023. Saiba as propostas.

0

Os juros do consignado INSS podem cair novamente! Afinal, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) deve tomar essa decisão sobre uma possível redução na próxima semana.

Segundo o ministro Carlos Lupi, o Conselho vai retomar as discussões na próxima segunda-feira, dia 04 de dezembro. Porém, antes haverá uma reunião entre membros do CNPS e o técnico do Banco Central.

Confira, a seguir, como ficam as reduções dos juros do consignado INSS, caso sejam aprovados. Boa leitura.

Juros do consignado INSS pode diminuir?    

Juros do consignado INSS pode ter nova redução em 2023.
Juros do consignado INSS pode ter nova redução em 2023. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícia)

O Ministério da Previdência propôs reduzir as taxas máximas de juros do consignado INSS. Portanto, a proposta fica da seguinte forma:

  • de 1,84% ao mês para 1,77% ao com a prestação  descontada diretamente da folha de pagamento e
  • de 2,73% para 2,62% em operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios.

Leia mais: Como se Aposentar aos 50 Anos? Descubra Estratégias Eficazes

A Confederação Nacional do Comércio (CNC), um dos membros do CNPS, fez uma contraproposta de redução menor. Portanto, ficou da seguinte forma:

  • de 1,84% ao mês para 1,80% ao mês no consignado convencional;
  • de 2,73% para 2,67% nas operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios.

Representantes do sistema financeiro defendem adiar uma possível redução para depois da próxima reunião do Copom. A mesma tem data marcada para a segunda semana de dezembro.

Vale ressaltar que essa é a quarta vez em 2023 que o CNPS discute reduzir o teto do consignado do INSS.  Afinal, o Ministério da Previdência Social tem proposto que as reduções acompanhem os cortes da Selic.

No início de novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu novamente a Selic, indo de 0,5%, de 12,75% ao ano para 12,25% ao ano.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Reduções ao longo de 2023 

Em março deste ano, o CNPS decidiu reduzir o teto dos juros do consignado convencional para beneficiários do INSS. Portanto, passou de 2,14% para 1,70%, causando um impasse com os bancos.

Naquela época, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros bancos privados suspenderam temporariamente a oferta desse crédito, pois as taxas não cobririam os custos da operação. Como o Conselho aprovou um ‘meio termo’, o teto ficou estabelecido em 1,97%.

Leia mais: Salário Mínimo: Reajuste de 10,68% para 2024 Impactará Trabalhadores e Aposentados!

Já em agosto, houve nova redução, e o teto dos juros passou de 1,97% ao mês para 1,91% no caso do empréstimo consignado convencional. Mas vale relembrar que a decisão do CNPS veio dias após o Copom reduzir a Selic pela primeira vez em três anos.

Leia mais: Isenção do IPTU aos IDOSOS de todo o Brasil: Saiba Como Se Beneficiar

Agora em outubro, o CNPS fez nova redução na taxa máxima de juros do consignado INSS. Portanto, esse passou de 1,91% para 1,84%, sendo que a decisão veio após novo anúncio de corte da Selic.

Fique atento às notícias! Continue acompanhando o Diário Oficial Notícias para saber os detalhes sobre a redução dos juros do consignado INSS.

Veja Também:

INSS fará ANTECIPAÇÃO do CALENDÁRIO de PAGAMENTOS de APOSENTADOS PENSIONISTAS? NOVA MARGEM LIBERADA (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.