Atenção! INSS Leva Serviços Previdenciários a Desabrigados do Rio Grande do Sul – Saiba Mais!
Entenda como o INSS está atuando para ajudar os desabrigados pelas enchentes que atingiu o RS!
INSS realiza grande mutirão de cadastro para auxiliar desabrigados do Rio Grande do Sul! Recentemente o Instituto Nacional de Seguro Social mobilizou equipes no estado Gaúcho na intenção de facilitar o acesso a serviços previdenciários para os mais necessitados.
Assim, uma das ações vem ocorrendo no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, onde os servidores realizam o Mutirão de Cidadania com apoio de diversas entidades públicas, estaduais e federais. O objetivo primordial do evento é facilitar o cadastramento do Registro Unificado, indispensável para identificar e auxiliar as famílias afetadas pelas chuvas.
A seguir, confira mais detalhes das ações do instituto para com os cidadãos.
INSS ajuda desabrigados do Rio Grande do Sul

Dentre os serviços mais procurados estão informações sobre processos previdenciários, pedidos de andamento de benefícios, identificação de tarefas que devem ser enviadas com prioridade ao Serviço de Gerenciamento de Benefícios, além de emissão da Senha Gov.br.
Os atendimentos tiveram início no dia 27 de maio e serão prestados até 27 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Dessa forma, a Prefeitura de Porto Alegre estima que atualmente existam cerca de 9,8 mil pessoas desabrigadas vivendo em espaços mantidos pelo Executivo em parceria com entidades parceiras e voluntários.
Representantes do instituto realizam visitas a diversos abrigos da capital na intenção de prestar informações sobre os serviços e benefícios previdenciários aos cidadãos que tiveram de deixar suas residências por causa das enchentes através de um projeto denominado “INSS ao Seu Lado”.
Leia mais: STF Decide Sobre Uso da Linguagem Neutra em Municípios Brasileiros
O mesmo projeto já alcançou outras cidades do interior do estado que também sofreram inundações. No abrigo da Fenac, em Novo Hamburgo, os funcionários do INSS prestam atendimento presencial duas vezes por semana e suporte on-line.
Ademais, as tarefas são executadas em colaboração com vários órgãos e entidades no centro cívico montado no local por iniciativa do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Representantes da Polícia Civil, Defensoria Pública, Justiça do Trabalho, OAB e Caixa Econômica Federal também atuam no local.
Em Encantado, equipes de servidores do INSS visitaram oito abrigos e duas comunidades, fornecendo informações e orientações para cerca de 200 pessoas que se encontram desabrigadas.
Visitas a agências inundadas
As cheias que devastaram o Rio Grande do Sul, levando o estado para situação de calamidade pública, destruíram várias Agências da Previdência Social (APS).
Leia mais: ACOMPANHE: Liderança Tóxica e Seus Impactos no Ambiente Corporativo
Nas últimas semanas as unidades localizadas nos municípios gaúchos de Cachoeirinha, Lajeado e São Leopoldo receberam a visita técnica da Divisão de Engenharia e Patrimônio Imobiliário da Superintendência Regional Sul.
Em Cachoeirinha e São Leopoldo, o time citou a intenção de alugar novos imóveis. Já em relação a APS Lajeado a recuperação do prédio está prevista para ser concluída entre quatro e seis meses.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Ajuda a servidores prejudicados pelas enchentes
Por fim, o INSS criou um Gabinete de Solidariedade para ajudar os servidores ativos e inativos, terceirizados e estagiários que foram prejudicados pelas enchentes que atingiram diversos municípios gaúchos.
Assim, alimentos, água, roupas, produtos de higiene e limpeza, colchões e cobertores estão entre os produtos arrecadados e distribuídos a cerca de 100 trabalhadores que tiveram suas casas afetadas pelas inundações.
Veja Também: INSS anuncia mudança nos benefícios!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!