VEJA AGORA: Aprovada Suspensão de Empréstimos para Aposentados e Pensionistas do INSS!
Há situações específicas em que há a suspensão do consignado INSS e, até mesmo, o cancelamento. Veja.
Existe a possibilidade de ter a suspensão do consignado INSS? Essa é uma modalidade de empréstimo muito solicitada por aposentados e pensionistas. Afinal, o consignado é utilizado para dar mais segurança financeira para essas pessoas.
O crédito tem suas parcelas descontadas diretamente do salário dos aposentados. Portanto, depois da contratação, os descontos são automáticos.
Para entender melhor sobre como funciona a suspensão do consignado INSS, leia os detalhes.
O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de concessão de crédito usada pelos aposentados e pensionistas da Previdência Social. Mas também estende-se a funcionários públicos.
Leia mais: Como se Aposentar aos 50 Anos? Descubra Estratégias Eficazes
A modalidade é mais procurada do que o empréstimo pessoal, devido à baixa taxas de juros. A redução dessa porcentagem delimita-se pela Legislação Previdenciária e pelo desconto ser diretamente na folha de pagamento dos aposentados. Portanto, as taxas estão em 1,84% em 2023. Mas o limite de juros para essa modalidade no cartão de crédito está em 2,73%.
Os beneficiários podem comprometer 45% de sua remuneração em consignações. Todavia, essa margem divide-se em 35% para empréstimo, 5% para cartão de crédito consignado e 5% para o novo cartão benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Como funciona a suspensão do consignado INSS?
Segundo o Projeto de Lei n.º1328, de 2020, do Senador Otto Alencar, a suspensão do consignado INSS é muito importante. Afinal, ajuda no enfrentamento dos impactos negativos financeiros causados pela pandemia de Covid-19.
Leia mais: Salário Mínimo: Reajuste de 10,68% para 2024 Impactará Trabalhadores e Aposentados!
O projeto é uma medida criada em caráter emergencial e limitado, para trazer um alívio nas parcelas dos empréstimos. Porém, só durou no período da crise da pandemia.
Leia mais: Isenção do IPTU aos IDOSOS de todo o Brasil: Saiba Como Se Beneficiar
É realmente possível deixar de pagar o consignado?
É possível deixar de pagar o empréstimo consignado, no entanto, as regras e os procedimentos quanto aos cancelamentos vão variar de acordo com cada instituição financeira. Portanto, é fundamental entrar em contato com o banco e conversar a respeito da sua situação.
Contudo, a solicitação deve ser em até 7 dias corridos após receber o valor.
Após o pedido, haverá uma análise e, depois da conclusão, a remoção do contrato do seu extrato de empréstimos. Portanto, libera-se a margem novamente.
Nos casos em que não é mais possível o cancelamento, você pode tentar uma portabilidade. Assim, faz a transferência da dívida para outro banco que ofereça mais vantagens, com taxas de juros menores e valor das parcelas.
Empréstimo consignado sem autorização
Se um aposentado ou pensionista da Previdência Social perceber que um empréstimo foi realizado em seu nome e sem a sua autorização, poderá solicitar o cancelamento de forma imediata do mesmo.
Nestes casos, o INSS também orienta que o segurado acesse o Portal do Consumidor. Pelo órgão, será possível entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo empréstimo, seja um banco ou cooperativa de crédito.
Após isso, o segurado deve relatar tudo o que aconteceu com detalhes e solicitar o cancelamento do empréstimo. Todavia, as empresas têm até 10 dias para fornecer uma resposta ao consumidor. Logo após, o consumidor tem 20 dias para uma contra resposta.
Continue acompanhando o Diário Oficial Notícias para se manter informado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!