Notícia Boa: Antecipação da Segunda Parcela do 13º pelo INSS. Saiba Tudo !
Saiba como será feito o pagamento da última parcela do benefício. Veja datas!
Recentemente, iniciou-se a liberação da segunda e final parcela do 13º salário para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do mínimo nacional. Este pagamento é uma parte crucial do suporte financeiro que ajuda milhões de brasileiros. Acompanhe tudo sobre este procedimento e entenda como ele pode impactar a vida dos beneficiários.
Os iniciados no recebimento são aqueles com renda acima de R$ 1.412, valor atual do salário mínimo. Tais pagamentos são ajustados conforme legislação vigente, incluindo possíveis descontos sobre Imposto de Renda e contribuições com pensão alimentícia, por exemplo.
Quem tem direito a receber a segunda parcela do 13º?

O 13º salário é direito assegurado aos beneficiários da previdência que incluem, entre outros, aposentados, pensionistas e aqueles que estão em licença por incapacidade temporária. Importante ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), destinados a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não entra nesta categoria de pagamento.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como verificar as datas e detalhes dos pagamentos?
O processo de consulta dos detalhes relacionados ao depósito do benefício é facilitado pelas plataformas digitais. O site e o app Meu INSS são ferramentas úteis para acompanhar o “Extrato de Pagamento”. Além disso, a central telefônica 135 está à disposição dos usuários, oferecendo serviço de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Leia mais: Greve Educacional: Sindicatos Negociam Salários com Governo Federal. Saiba mais!
Calendário de Pagamentos da Segunda Parcela
O calendário para quem recebe mais do que o valor do salário mínimo é organizado a partir do último dígito do número do benefício, sem contar o dígito verificador, que vem após o traço. Veja abaixo como está prevista a distribuição:
- Benefícios com finais 1 e 6: pagamento no dia 3 de junho
- Benefícios com finais 2 e 7: pagamento no dia 4 de junho
- Benefícios com finais 3 e 8: pagamento no dia 5 de junho
- Benefícios com finais 4 e 9: pagamento no dia 6 de junho
- Benefícios com finais 5 e 0: pagamento no dia 7 de junho
Leia mais: Envelhecimento Saudável: Estratégias para Manter o VIGOR na Terceira Idade
Impacto Financeiro desta Medida
A antecipação do pagamento do benefício do 13º é uma estratégia adotada pelo INSS para auxiliar no equilíbrio financeiro dos beneficiários. Este ano, o montante estimado a circular por essa medida alcança aproximadamente R$ 33,89 bilhões. Somente no Rio de Janeiro, o valor previsto ultrapassa 3 bilhões de reais, impactando diretamente mais de dois milhões de pessoas.
Fique atento às datas e assegure que todas as informações e requisitos necessários para o recebimento estejam atualizados. A consulta regular ao site ou app Meu INSS e o contato com o número 135 são essenciais para se manter informado e preparado para receber os valores correspondentes sem contratempos.
Leia mais: INSS Antecipa Pagamentos após Enchentes no RS
Veja Também: novos valores do INSS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!