Prazo para adesão ao Desenrola Brasil não será prorrogado! Veja alternativas aqui
Confira a seguir como fica o programa Desenrola Brasil daqui pra frente! Prazo foi prorrogado apenas para um público.
Recentemente, o Ministério da Fazenda divulgou novas orientações sobre a prorrogação da Medida Provisória (MP) 1.211/2024, que impacta diretamente o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, conhecido como Desenrola Brasil – Faixa 1.
A prorrogação por 60 dias despertou dúvidas sobre o funcionamento do programa, esclarecidas através de uma nota oficial emitida pela pasta. Além disso, novo programa está disponível para grupo específico, com moldes parecidos. Entenda o que muda e saiba como prosseguir diante dessas atualizações.
Como Fica o Desenrola Brasil Daqui Pra Frente?

O Ministério da Fazenda informou que a prorrogação da Medida Provisória (MP) 1.211/2024, que ajusta a Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023, para estender a vigência do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes – Desenrola Brasil – Faixa 1, por mais 60 dias, não implica na extensão do programa em si.
Segundo comunicado oficial, a decisão do Congresso Nacional é considerada um procedimento padrão: a extensão automática da MP não altera a data de encerramento do programa, previamente estabelecida em lei.
Portanto, o prazo para adesão de pessoas físicas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que possuem dívidas de até R$ 20 mil, encerrou nesta segunda-feira (20).
Além das dívidas bancárias, como cartão de crédito, o Desenrola Brasil permitiu renegociação das contas atrasadas de outros setores, como estabelecimentos de ensino, energia, água, telefonia e comércio varejista.
Permitia até parcelar a negociação dessas dívidas até mesmo com bancos nos quais a pessoa não tenha conta, podendo escolher aquele que oferecia a melhor taxa na opção de pagamento parcelado. O que fazer agora que acabou? Veja no próximo tópico.
Benefícios do Programa Desenrola para Pequenos Empreendedores
O Desenrola Pequenos Negócios busca facilitar a regularização financeira, abrindo novas oportunidades de crédito, investimento e expansão para os pequenos negócios, contribuindo para a sustentabilidade e crescimento do setor, fortalecendo a economia como um todo.
Prazo para Participação no Programa
Desde 13 de maio, os bancos estão conduzindo renegociações, e os clientes têm até 31 de dezembro de 2024 para aderir ao programa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como Participar do Programa Desenrola para Pequenos Empreendedores?
Para ingressar no programa, o microempreendedor ou pequeno empresário deve entrar em contato com a instituição financeira onde possui a dívida.
Especialistas recomendam utilizar os canais oficiais de atendimento, como agências, internet ou aplicativo, para acessar as condições especiais de renegociação das dívidas.
As condições e prazos para renegociação serão específicos de cada instituição financeira que aderir ao programa.
Veja Também: INSS LIBERANDO ATÉ R$50.000 para APOSENTADOS e PENSIONISTAS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!