Suspensão do Pagamento da Conta de Luz – Fique 90 dias sem pagar – Veja como funciona
Confira como vai funcionar a suspensão pagamento conta de luz. Até 90 dias sem pagar os valores.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a suspensão do pagamento conta de luz para ajudar os moradores de mais de 400 cidades brasileiras que enfrentam dificuldades durante a crise atual. Essas ações visam oferecer suporte financeiro e alívio para aqueles afetados pelas consequências das chuvas e enchentes. Abaixo, detalhamos as medidas adotadas pela ANEEL, veja.
Suspensão do pagamento conta de luz por 90 Dias

A ANEEL decidiu suspender o pagamento da conta de energia elétrica por 90 dias nas cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas chuvas e enchentes. Contudo, para as demais cidades do estado, a suspensão será por 30 dias. Além disso, as empresas fornecedoras de energia no RS não poderão cortar o fornecimento para residências com contas atrasadas durante esse período.
Leia mais: Mesmo Negativado: Saiba Como Pedir um Empréstimo Sendo Assalariado
Ações Adotadas no Rio Grande do Sul
Além da suspensão pagamento conta de luz, veja outras ações para levar mais alívio à população do Sul:
- Encerramento do fornecimento de energia elétrica em residências destruídas, sem emissão de fatura sobre o consumo residual.
- Não aplicação de juros ou multas por atraso no pagamento da conta de energia.
- Atendimento precário em postos de atendimento pelo período de 3 meses.
- Flexibilização do pagamento de compensações ao consumidor e demais usuários nas áreas afetadas pelas fortes chuvas, durante todo o período de vigência do Decreto de Calamidade Estadual.
- Prorrogação dos prazos para serviços comerciais.
Leia mais: Atenção: 13º Salário dos Aposentados Será Depositado Novamente em Maio – Veja as Datas!
Impacto e Outras Medidas
Segundo a ANEEL, aproximadamente 512 mil imóveis estavam sem energia no dia 7 de maio, reduzindo para cerca de 280 mil até o dia 13 do mesmo mês.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Para ajudar as distribuidoras a enfrentar essa situação, a ANEEL autorizou a suspensão pagamento da conta de luz do repasse de alguns encargos setoriais. Por exemplo, como a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa).
Leia mais: INSS Vai Liberar R$19.465,00 para Aposentados em Maio – Quem tem direito?
As medidas anunciadas pela ANEEL são essenciais para proporcionar alívio financeiro às famílias afetadas pelas chuvas e enchentes. Todavia, també, para auxiliar as distribuidoras de energia a enfrentarem os desafios decorrentes dessas adversidades. Espera-se que essas ações tragam algum conforto e estabilidade para os consumidores e para o setor elétrico durante este período desafiador.
Veja Também: IMAGENS TRISTES E IMPRESSIONANTES DA TRAGÉDIA NO RS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!