Cientistas Alertam para uma Possível Nova Pandemia! Veja o que vai acontecer
Uma nova pandemia deixa o mundo em estado de alerta. Veja mais detalhes.
Um estudo recente publicado na revista científica “Travel Medicine and Infectious Disease” ressalta que a nova pandemia pode ser por alguma variante do vírus da influenza, comumente conhecido como o causador da gripe. O comunicado deixou o mundo em estado de alerta.
A informação surge em meio ao avanço de cepas da gripe aviária, que tradicionalmente afetavam apenas aves, mas agora estão se disseminando entre mamíferos, como gado nos Estados Unidos. Nos raros casos relatados em humanos, essa variante costuma apresentar uma alta letalidade, acima de 50%. Entenda.
Pesquisa do Consórcio VACCELERATE
A pesquisa foi pelo Consórcio VACCELERATE, que reuniu especialistas de diversos países com o objetivo de acelerar os estudos clínicos relacionados às doses contra a Covid-19. Os cientistas coletaram 187 respostas de especialistas de 57 países e classificaram diferentes agentes conforme seu potencial pandêmico. Surpreendentemente, o vírus da gripe ocupou o primeiro lugar no ranking para 57% dos especialistas, enquanto outros 17% o colocaram em segundo lugar.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Comentários dos Especialistas e Autor do Estudo
O principal autor do estudo, Salmanton-García, da Universidade de Colônia, na Alemanha, destacou que todo inverno ocorre uma temporada de influenza, resultando em pequenas pandemias. No entanto, essas pandemias são geralmente controladas devido à falta de virulência das cepas do vírus.
Leia mais: IMPOSTO DE RENDA: Primeiras parcelas da restituição são liberadas
Contudo, a cada temporada, as cepas mudam, o que significa que podemos contrair a gripe várias vezes ao longo da vida, com as vacinas sendo atualizadas anualmente. Todavia, se uma nova cepa se tornar mais virulenta, esse controle pode ser perdido e instaurar um nova pandemia.
Outros Patógenos de Preocupação de nova pandemia

Além do vírus da gripe, outros patógenos também ganhram destaque pelos cientistas. A “Doença X”, nome para um microrganismo que não teve identificação, foi apontada por 21% dos especialistas como o de maior potencial de nova pandemia.
Uma versão do SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, ficou em terceiro lugar, com 8% dos pesquisadores acreditando que ele ainda tem o maior potencial de provocar uma nova pandemia.
Leia mais: Atenção: Veja Nova Lei dos Empréstimos Consignados e Como se Livrar de Dívidas – Saiba Agora!
Os cientistas enfatizaram que o estudo revelou que a gripe, a doença X, o SARS-CoV-1, o SARS-CoV-2 e o vírus Ebola são os patógenos mais preocupantes em relação ao seu potencial de nova pandemia. Afinal, eles transmitem-se por meio de gotículas respiratórias e um histórico de surtos epidêmicos ou pandêmicos anteriores.
Leia mais: URGENTE: INSS Anuncia Aumento de 6,37% para Aposentados e Pensionistas! Confira
O Que é a Gripe Aviária?
A gripe aviária é uma doença que afeta principalmente aves silvestres e domésticas após a infecção por certos subtipos do vírus da influenza, como H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Nos últimos meses, a ocorrência de casos entre mamíferos e humanos tem aumentado, gerando preocupações globais.
Embora a H5N1 tenha formas assintomáticas ou leves da infecção em humanos até agora, observaram modificações sutis no vírus em alguns mamíferos. Afinal, um urso polar que morreu de gripe aviária.
Portanto, é necessário cuidado, especialmente em períodos frios, onde os sintomas gripais são mais evidentes. Em caso de suspeita da doença, o ideal é procurar ajuda médica.
Veja Também: PAGAMENTO PARA QUEM TRABALHOU ENTRE 1971 A 1988
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!