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Planos de saúde registram custos muito elevados nos últimos anos e serviços podem ficar limitados

Entenda como os prejuízos nos planos de saúde podem afetar as mensalidades.

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Os prejuízos nos planos de saúde pode afetar diretamente as mensalidades. Afinal, esse universo está passando por uma mudança dramática, marcada por uma redução notável na qualidade dos serviços oferecidos.

Isso vem assustando quem depende do serviços, afinal, quase não se consegue ter acesso a bons atendimentos. Entenda como os prejuízos nos planos de saúde.

Veja como os prejuízos nos planos de saúde interferem na mensalidade

Planos de saúde dinimuem rede credenciada
Planos de saúde diminuem rede credenciada (Fonte: Reprodução Google)

A rede credenciada está encolhendo, os custos de coparticipação estão subindo, os reembolsos estão diminuindo e os aumentos nas mensalidades atingem níveis recordes. No entanto, não é apenas um ponto isolado, mas sim um reflexo de uma crise profunda que assola as operadoras, que acumularam um prejuízo operacional de impressionantes R$ 18 bilhões entre 2021 e 2023, até setembro.

O declínio acentuado nesse setor teve início em 2021, quando os procedimentos médicos adiados durante o primeiro ano da pandemia foram retomados. Em contrapartida, em 2020, o isolamento social levou ao cancelamento de muitos desses procedimentos, resultando em lucros recorde para as operadoras, que alcançaram R$ 18,7 bilhões em lucro operacional, três vezes mais do que em 2019, quando registraram R$ 5,7 bilhões.

Mas não se engane pensando que os bons tempos voltaram. Afinal, mesmo com a expectativa de uma melhora financeira neste ano e um possível reajuste menor, os planos de saúde não devem recuperar completamente o status quo pré-pandêmico. No “novo normal”, eles provavelmente serão ainda mais restritivos, especialmente os planos de adesão e PME, que são os preferidos pelas pessoas físicas.

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Os planos de saúde empresariais

Os planos de saúde empresariais, que dominam 60% do mercado, estão passando por um processo de simplificação e redução de benefícios. Portanto, modelos com ampla rede de hospitais credenciados e reembolsos generosos provavelmente serão reservados para grandes contratos corporativos ou para aqueles com alta renda.

As operadoras já estão se adaptando a essa nova realidade e lançando planos de saúde mais enxutos. No ano passado, a SulAmérica, voltada para a classe média e alta, introduziu 23 tipos de seguros saúde com reembolso limitado. Enquanto isso, a Hapvida, focada na base da pirâmide, está expandindo sua rede própria de hospitais, especialmente em regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a oferta é mais limitada.

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Essas mudanças são uma resposta direta à demanda atual do mercado e aos prejuízos nos planos de saúde. Afinal, seguros com uma infinidade de benefícios se tornaram proibitivamente caros, e as pessoas simplesmente não conseguem pagar por eles. Como resultado, o setor de saúde agora opera em um patamar de custos totalmente diferente.

Os prejuízos nos planos de saúde: mensalidades

Desde 2020, as mensalidades dos planos de saúde empresariais aumentaram quase 55%, quase o dobro da taxa de inflação medida pelo IPCA. No entanto, mesmo com esses aumentos significativos, muitos planos estão sendo simplificados para evitar reajustes ainda maiores.

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Esses aumentos expressivos são impulsionados por diversos fatores, incluindo mudanças regulatórias que ampliaram as coberturas médicas. O custo para tratamentos como a Terapia do Espectro Autista já supera o das sessões de oncologia, devido à alta demanda por esses serviços, por exemplo.

Sobe o número de planos PME

Outra mudança significativa é o aumento na venda de planos PME (pequenas e médias empresas), com até cinco usuários, que aumentou 75% entre 2020 e 2023. Afinal, conhecido como falso individual, é vendido a preços mais baixos que os planos de adesão, com incentivos comerciais para os corretores. No entanto, essa estratégia tem sido criticada por especialistas do setor.

Prejuízos nos planos de saúde: qualidade do serviço

Com o declínio na qualidade dos planos de saúde, o número de reclamações disparou. Em 2020, o índice geral de reclamações (IGR) junto à ANS era de 21,8. No ano passado, saltou para 55,3 e agora está em 58,2. Muitas dessas queixas estão relacionadas à rede credenciada e aos reembolsos cada vez menores.

Um dos problemas mais graves é o aumento do descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios, o que afeta diretamente o pedido de reembolso dos usuários. No entanto, também surgiram denúncias de fraudes nesse processo. Entre 2019 e 2022, o volume de reembolsos aumentou 90%, chegando a R$ 11,4 bilhões.

Diante desse cenário, o presidente da ANS, Paulo Rebello, acredita que a tendência atual de planos de saúde com benefícios restritos veio para ficar. No entanto, ele destaca a necessidade de as operadoras respeitarem as normas e melhorarem o relacionamento com hospitais e prestadores de serviços.

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Apesar das críticas, parece que ainda estamos longe de uma solução para os problemas do setor. Afinal, as operadoras continuam focadas em reduzir custos, muitas vezes à custa da qualidade dos serviços prestados. Enquanto isso, os consumidores enfrentam aumentos cada vez maiores nas mensalidades e uma redução significativa nos benefícios oferecidos.

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