Novo projeto proíbe débito de valor parcial ou total da fatura de cartão de crédito – Confira
Confira como está o novo projeto de lei que vai mudar a vida de quem deve o cartão de crédito.
Embora o Banco Central tenha falado que houve sim uma queda de juros no cartão de crédito rotativo de 6,8 pontos percentuais em fevereiro de 2024, alcançando a taxa de 412,5% ao ano, muitas pessoas ainda sofrem com os juros abusivos.
Principalmente se eles forem debitados diretamente na conta corrente. Nesse sentido, um projeto de lei (com autoria do deputado Jonas Donizette) está em tramitação para proibir débito da fatura do cartão de crédito. Mas para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
Cartão de crédito
Mais de 60% da população tem dívidas com o Cartão de Crédito. Ele é uma mão na roda em momentos de urgências, mas e quando a vida da pessoa é uma urgência constante e o salário mínimo não da para arcar com todos os gastos?
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Bem, muita gente utiliza o cartão de crédito para comprar o básico para sobrevivência, mas infelizmente, as parcelas acabam virando uma bola de neve e muita gente cai no processo de endividamento. Nesse sentido, o Conselho Monetário Nacional (CMN), limitou no início do ano o valor total da dívida
dos clientes no cartão de crédito rotativo. Dessa forma, a medida busca controlar o endividamento excessivo dos consumidores.
Leia mais: Entenda agora como os batimentos cardíacos podem dar alertas que salvam nossas vidas – Não Perca
Projeto para proibir débito da fatura do cartão

Mas a medida descrita acima ainda não foi o suficiente para abaixar significativamente o número de dívidas de todo o país. Inclusive, se você tem o nome sujo veja como funciona o programa Desenrola Brasil.
Dessa forma, um novo projeto para proibir o débito da fatura do cartão está em discussão e será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Leia mais: Pente Fino: Governo Propõe Fim do Bolsa Família para Este Grupo – Saiba Quem São!
O Projeto de Lei 755/24 é de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), e ele diz que esse desconto vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Afinal, a cláusula que permite o débito automático do valor parcial ou total da fatura na conta corrente da pessoa que está devendo é abusiva.
“A possibilidade de desconto em conta corrente afasta todas as regras de cobrança de dívida usuais e promove uma verdadeira penhora do salário do devedor”, disse Donizette.
Leia mais: INSS já divulgou a data para pagar a primeira parcela do abono dos aposentados- Confira quando será
Em suma, o novo projeto da um ar de alívio para as pessoas que devem e seu cartão cobra automaticamente quando algum dinheiro cai na conta. Essa situação é muito difícil porque muita gente precisa do mínimo para comprar remédios e comida, mas o banco acaba levando o dinheiro embora.
Veja também: NOVO CARTÃO de CRÉDITO – COMO FUNCIONA e como CONSEGUIR
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!