Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Tem como pagar INSS morando fora do Brasil? Confira se é possível contribuir e garantir benefícios previdenciários

Está se planejando morar fora? Veja quais países têm mais brasileiros e como pedir a aposentadoria do INSS morando no exterior.

0

Mais de 4,5 milhões de trabalhadores brasileiros vivem fora do país, aumento de 40% comparado aos últimos 10 anos. No ano passado, a Previdência Social do Brasil entrou em negociação com alguns países para ajudar esses brasileiros a se aposentarem pelo INSS de forma mais fácil. Portanto, continue a leitura para saber como é a vida de brasileiros que vivem no exterior, como funciona o Programa de Au Pair nos Estados Unidos e como pagar o INSS, mesmo morando fora.

Brasileiros que vivem no exterior

Saiba como funciona a contribuição do INSS para quem mora fora do Brasil, o que é o Programa de Au Pair procurado por muitas brasileiras nos EUA e como solicitar o benefício. (Fonte: Reprodução Google)
Saiba como funciona a contribuição do INSS para quem mora fora do Brasil, o que é o Programa de Au Pair procurado por muitas brasileiras nos EUA e como solicitar o benefício. (Fonte: Reprodução Google)

Conforme últimos dados, os Estados Unidos é o país do exterior que mais abriga brasileiros. Nesse sentido, 1,9 milhão de brasileiros são imigrantes no país norte-americano. Além disso, Portugal é o 2º maior país que tem brasileiros (cerca de 360 mil brasileiros vivem lá). Em terceiro lugar tem o Paraguai, que abriga cerca de 254 mil habitantes; Reino Unido (220 mil) e, por fim, Japão com um pouco mais de (206.990 mil brasileiros).

Na maioria dos casos, as pessoas vão morar fora em busca de condições melhores de vida. Ou seja, buscam por estabilidade financeira e segurança, no entanto, se deparam com pontos negativos também, como a diferença cultural, limitação alimentar e até xenofobia.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Programa Au Pair

É muito comum que brasileiras novas se mudem para os Estados Unidos em busca de condições melhores de vida. A maioria delas vão em busca do Programa de Au Pair. Ele visa dar a oportunidade a jovens com idades entre 18 e 26 anos de viverem nos EUA com um visto J-1 de visitante e intercambista de 12 à 24 meses.

Dessa forma, a pessoa trabalhará como cuidador(a) de crianças (babá) e ganhará por volta de 200 dólares por semana. Além disso, terá uma bolsa de estudos para aprender sobre a cultura e o idioma do país e não terá gastos com alimentação e moradia, por exemplo, pois a brasileira terá que morar na casa da família.

Nesse sentido, muitas brasileiras optam por essa modalidade porque receberão em dólar e poderão enviar para o Brasil, já que praticamente não terão custos para sobrevivência lá. Hoje o dólar está cotado em 4,97 reais. Portanto, se enviar a metade do que recebe lá, dá para enviar 2 mil por mês.

Contudo, outras preferem trabalhar de limpeza, ganhando por volta de 70 a 100 dólares por hora, e muitas fazem até 6 ou 8 horas por dia e se for calcular, vale muito a pena tirar a metade do dinheiro para enviar para o Brasil, e a outra metade gastar lá em dólar mesmo.

Leia mais: Correios e Serasa: MegaFeirão de Renegociação Imperdível está acontecendo

Brasil e Portugal: tem como pagar o INSS?

O Brasil tem acordos internacionais de Previdência Social com alguns países, dentre eles Portugal. Portanto, esses acordos podem permitir que a pessoa some períodos de contribuição no Brasil com períodos de contribuição em outros países para ter os benefícios previdenciários.

Dessa forma, os milhares de trabalhadores brasileiros que moram em Portugal, podem contar o tempo de contribuição à Previdência Social portuguesa para se aposentar no Brasil. Mas isso só é possível caso tenham feito aportes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ou seja, é possível sim pagar INSS morando fora do Brasil, graças ao acordo internacional fechado entre os dois países em 1995 e atualizado em 2013.

Por exemplo, brasileiros que tinham carteira assinada no Brasil e vivem no exterior, podem continuar pagando o INSS como facultativos para se aposentarem pela previdência daqui.

Leia mais: Confira se Homem pode receber Bolsa Família? Regras, valor e inscrição

Mas vamos para a prática para ficar melhor entendido. Se o brasileiro contribuiu 20 anos no Brasil e o mesmo em Portugal, ele poderá pedir o INSS. Dessa forma, o instituto brasileiro pagará uma parte da aposentadoria e a Segurança Social de Portugal, a outra.

Mora fora do Brasil? Saiba como solicitar o INSS

Se você mora no exterior e deseja solicitar o INSS, siga passo a passo:

1. Primeiramente, acesse Meu INSS;

2. Logo após, entre em “serviços sem senha”;

3. Depois, clique em “Novo pedido” e coloque suas informações;

4. Depois vá em “Benefícios e Serviços de Acordos Internacionais”;

5. Por fim, solicite a “Transferência de Benefício para Recebimento em Banco no Exterior”.

Leia mais: INSS: Agências dos Correios em Todo o País Aceitarão Requerimentos de Auxílio-Doença a partir de Abril

Agora que você já sabe como algumas pessoas trabalham no exterior e como solicitar o INSS fora do Brasil, conclua seus planos de ir visitar um país de outro continente, e quem sabe, trabalhar por lá.

Veja também: NINGUÉM ACREDITAVA: 14 salário INSS 2024 dos APOSENTADOS? – SAIU a RESPOSTA que TODOS QUERIAM!

NINGUÉM ACREDITAVA: 14 salário INSS 2024 dos APOSENTADOS? – SAIU a RESPOSTA que TODOS QUERIAM!  (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas a