Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

INACREDITÁVEL: STF Derruba Revisão da Vida Toda: Entenda as Mudanças para os Aposentados!

Após decisão do STF, a revisão da vida toda para aposentados foi derrubada. Saiba mais.

0

Uma reviravolta histórica! Em uma decisão inesperada, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a revisão da vida toda, um direito que havia sido concedido aos aposentados do INSS em dezembro de 2022. A mudança impacta milhares de pessoas que esperavam receber valores atrasados e revisão de seus benefícios.

Continue a leitura para saber mais.

O impacto da decisão do STF

STF impede revisão da vida toda e prejudica aposentados. (Fonte: Reprodução Google)
STF impede revisão da vida toda e prejudica aposentados. (Fonte: Reprodução Google)

A decisão do STF afeta diretamente os processos de revisão da vida toda. Atualmente, esses processos estão suspensos desde julho de 2023, por conta de um pedido do INSS, que solicitou a suspensão até que o recurso fosse julgado pelo plenário. 

Os ministros discutiram a constitucionalidade do artigo 3º da lei 9.876/99, que interfere no processo da revisão da vida toda. Embora o tema seja uma ADI que tratava sobre o fator previdenciário, a revisão da vida toda acabou prejudicada, pois o pagamento da aposentadoria passará a seguir apenas as regras do fator previdenciário.

Leia mais: Qual o limite de idade para empréstimo consignado INSS? Confira todas as Regras Aqui

Segundo especialistas, após a análise dos recursos do INSS, os processos sobre o tema voltarão a ser analisados pela Justiça. É provável que muitos deles sejam considerados improcedentes com base na decisão do STF. Isso pode impactar diretamente os aposentados, especialmente aqueles que ainda têm processos em aberto ou em fase de recursos.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Mudança previdenciária 

A regra de transição estabelecida também pode prejudicar alguns aposentados. Assim, as mudanças previdenciárias frequentemente criam regras de transição, destinadas a quem está prestes a se aposentar. 

No entanto, para alguns, essas novas regras podem trazer prejuízos. O INSS perdeu em plenário duas vezes, o que gerou uma reanálise de ações antigas e acabou por derrubar a revisão da vida toda

Leia mais: Governo Suspende Bloqueio de Benefícios do INSS por Falta de Prova de Vida até o Fim do Ano!

Assim, a revisão da vida toda, aprovada pelo STF em 2022, permitiria que aposentados que começaram a receber seus benefícios em determinado período solicitassem a revisão. No entanto, o INSS defende que essa revisão conceda o direito ao aumento do valor mensal do benefício e o pagamento dos atrasados apenas nos meses posteriores a abril de 2023

O que significa a decisão do STF

O INSS não precisa mais pagar os atrasados para quem já entrou com pedido de revisão, isso, pois o governo argumenta que a revisão da vida toda é muito cara (podendo chegar a R$ 480 bilhões) e pode prejudicar a economia do país.

Leia mais: Lula faz anúncio que altera o pagamento dos aposentados do INSS em 2024 – Veja a nova Mudança Aqui e quem Será Afetado

O que fazer em casos de dúvidas?

Se você tiver dúvidas sobre a revisão da vida, é importante consultar um advogado especialista em direito previdenciário. Dessa forma, esse profissional poderá analisar seu caso e orientar sobre o que fazer. 

Quer ficar por dentro de tudo? Aqui falamos sobre o mundo previdenciário, política, saúde, entretenimento e muito mais!

Veja Também: MARAVILHA: STF faz SURPRESA para os APOSENTADOS – REVISÃO da VIDA TODA! VEJA o que ACONTECEU

MARAVILHA: STF faz SURPRESA para os APOSENTADOS – REVISÃO da VIDA TODA! VEJA o que ACONTECEU (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.