Entenda Como a Onda de Calor de 45ºC Vai Afetar o País!
Confira a seguir informações do tempo nos principais estados afetados pelas ondas de calor intenso.
É bom os brasileiros começarem a se preparar, pois, a região centro-sul do Brasil será atingido por onda fortes de calor nos próximos dias. Acontece que uma “bolha de calor” formada no Paraguai e no norte da Argentina se aproxima do país.
Somente na capital paulista, por exemplo, estima-se que a sensação térmica alcance os 37°C. Então já sabe né? Use bastante protetor solar, guarda-sol, e beba bastante água, pois o calor ainda vai permanecer por mais alguns dias!
O que é uma bolha de calor?

O fenômeno é conhecido também como “domo de calor”, pois seu funcionamento é semelhante ao formato de um domo. Assim, a massa de calor quente começa a se formar em uma área de alta pressão atmosférica, em outras palavras, onde a coluna de ar é maior e, portanto “mais pesada”.
Como a massa de ar se expande de forma vertical naturalmente, o ato serve para bloquear a chegada de frentes frias. Assim, a massa de ar está localizada em uma região de alta pressão atmosférica, sendo assim, o ar quente fica “contido” mais próximo da superfície. De acordo com a MetSul, a pressão age como se fosse uma tampa de panela.
Além disso, o efeito provoca pouca nebulosidade, que serve para os raios solares potencializam o calor na região. O acontecimento pode perdurar por dias, e até semanas até que uma frente fria seja capaz de interferir no seu funcionamento.
Estudos indicam que a alteração no clima tem influenciado a intensidade e a duração dessas ondas de calor ao redor do mundo, segundo a MetSul.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
E como ela afeta o Brasil?
O centro das ondas de calor foi identificado em formação entre o Paraguai e o norte da Argentina. Nestes lugares, os termômetros são capazes de alcançar os 43ºC a 45ºC. E pela massa de calor de expandir verticalmente, ela atinge as regiões vizinhas, onde estão localizados os estados do centro-sul do Brasil.
Leia mais: ATENÇÃO: Nova Lei do CPF Pode Causar Bloqueios de Contas e Cancelamento de Aposentadorias – Entenda!
Por isso, as áreas mais afetadas serão: o oeste da região Sul, sudoeste de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Da mesma forma, o ar quente vai atingir os estados do sul, começando por Mato Grosso, o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo. Segundo a MetSul, a onda de calor será “muito intensa e prolongada”.
O estado que mais deve sofrer com a “bolha de calor” será do Mato Grosso do Sul. As previsões indicam que os termômetros podem chegar acima de 37ºC em grande parte das cidades. Porém, algumas, podem alcançar a marca 40ºC até o fim do verão, segundo a MetSul.
Onda de calor vai até sul do Mato Grosso
Porém, a onda de calor não vai parar por aí, ao contrário do que se imagina, ela irá se estender até o sudoeste de Mato Grosso e em parte de Goiás. Enquanto isso, no Sudeste, o interior de São Paulo deve finalizar o verão com forte calor.
Leia mais: Os Looks Mais Memoráveis do Oscar 2024: Veja Quem Roubou a Cena no Tapete Vermelho!
Já se prepare, pois registros acima dos 35ºC serão comuns na maioria das cidades, com máximas ao redor de 40ºC em algumas, conforme a MetSul. Já a cidade do Rio também terá “tardes de calor extremo para março”. As máximas vão chegar aos 40ºC por vários dias, diz a MetSul.
O clima intenso deve seguir nas regiões até, pelo menos, o dia 15 de março, segundo a Climatempo. Em certas áreas, a onde de calor excessivo será “prolongada” —ao menos dez dias— até o fim do verão, indica a MetSul.
Veja Também: Beneficiários do 13º receberão duas parcelas de R$2.118!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!